CIDADE

Associação dos Moradores do Cardoso I realiza evento de conscientização

reportagem: Wandenberg Belém

Com o tema ‘Lixo no lixo, saúde na comunidade’ foram realizadas várias atividades na manhã da última quinta-feira, 10, durante a realização do I Encontrão Comunitário do Sítio Cardoso I, promovido pela associação de moradores daquela localidade, na sede José Cleobólo dos Santos Freire.

Apresentações culturais de alunos das escolas Mário Parente Teófilo, Manoel Alves Bezerra e Bevenuto Alves da Silva abriram a programação do evento. Em seguida foi realizada uma palestra que abordou o tema Educação Ambiental, ministrada por Ziufran Lima, do projeto Ecoelce e em seguida outra palestra sobre Educação Ambiental ministrada pelo secretário adjunto do Meio Ambiente do Município, Marcos Duarte.

A culminância se deu com uma visita às margens do rio Jaguaribe, na propriedade do senhor Ailton Cosmo, quando foram plantadas 34 mudas de árvores nativas da mata ciliar por técnicos da Secretaria do Meio Ambiente. De acordo com o secretário adjunto da pasta, Marcos Duarte, “atualmente o lixo deve ser visto como um produto rico em material reciclado, pois grande parte do que é jogado fora pode ser reaproveitado”.

Estiveram presentes o secretário de Agricultura e Pecuária, Valdeci Ferreira, o presidente do Conselho Comunitário de Desenvolvimento Municipal, Lindovan Oliveira, a secretária de Educação, Benildes Uchôa, o ouvidor do município, Cleonilton Brito, presidente da Associação de Fruticultores do Cardoso, Murilo Barroso, populares e representes de comunidades vizinhas.

A presidente da Associação de Moradores do Cardoso I, Lucinete Alves, mostrou-se satisfeita com a realização do evento, agradecendo as parcerias das instituições: CAIXA, Banco do Brasil e o apoio da prefeitura através das secretarias do Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária, Ação Social e as empresas: Armazém Paraíba, Optica Cristal e Rápido Cardoso. “Estivemos reunidos nesse momento mostrando que com o pouco que cada um pode fazer, é muito para a melhoria da qualidade de vida nosso e das futuras gerações. Um dos momentos mais importantes que posso frisar foi quando estivermos reunidos com as lideranças das comunidades de Cardoso II, Fomento, Água Fria, Quixoá e moradores do Cardoso I por ocasião da plantação das mudas nas margens do rio Jaguaribe”, ressaltou.

O secretário adjunto do Meio Ambiente, Marcos Duarte, falou desse momento e explicou algumas ações que estão sendo realizadas pela secretaria. “A realização desse primeiro encontrão teve como objetivo em seu tema principal a discussão do lixo e podemos afirmar que o lugar do lixo é na coleta seletiva, como foi dito pelo representante do Ecoelce que desenvolve um projeto de coleta seletiva e todo lixo é reciclado e ainda é retornado em beneficio na conta de energia elétrica. A partir desse encontrão a gente teve uma conscientização, escutamos bem as crianças que estão sendo bem preparadas, conscientizadas para termos um futuro melhor na consciência que é preservar e manter limpo o nosso ambiente.

Tivemos também a segunda etapa do projeto de reflorestamento da mata ciliar do rio Jaguaribe. Porque é importante isso. Iguatu está pioneiramente preocupado com essa questão ambiental através do nosso prefeito Agenor Neto. Além de outras autoridades, a secretária de Educação, Benildes Uchoa, ao se pronunciar, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela associação, principalmente pelo fato do projeto possuir um cunho social comum a todos os munícipes. Afirmou ainda a disposição da Secretaria de Educação em firmar parcerias para os projetos que possam surgir no futuro.

Sobre Luiz Vasconcelos

0 comentários :

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.