O chalatanismo midiático

A charlatanice, por incrível que pareça existe até no meio jornalístico. Duvidam do que estou dizendo? Pois bem, vou citar um exemplo bem conhecido de todos.

Aqui na cidade de Iguatu, semanalmente, circula no meio burguês, um folhetim apelidado de jornal, que de caráter jornalístico não tem nada. A começar pelos horríveis textos, escritos com erros graves de gramática, até chegar ao fim a que ele se propõe, ou seja, um instrumento de perseguição política despudorado, fora dos princípios da legalidade e da ética.

Pois bem: esta semana, o ínfimo jornaleco saiu com uma matéria de capa, onde na mais baixa sofreguidão maniqueísta traz o seguinte título: *“Banco Oficial desmente prefeito”. Ora, caros internautas: primeiro de que tudo é preciso fazer a seguinte indagação: diante do exposto no título da matéria, pergunta-se: quem desmentiu? Existe algum sujeito concreto nesse parafraseado, ou o sujeito é abstrato? Se caso se caracterize pela segunda opção, nunca caberia tamanho infortúnio a que essa manchete se propõe.

Segundo argumento: Quando alguém diz que os critérios adotados na avaliação de imóveis para fins de desapropriação, seguem os mesmos moldes utilizados por um determinado Banco Oficial, ninguém está dizendo que é o referido quem está fazendo as avaliações, não é mesmo? Então, por que será que estão achando por bem gerar tanta controvérsia sobre esse assunto?

O fato de muitas vezes, durante momentos de intensa interlocutória, colocarmos frases de interpretações dúbias, não significa dizer que o resultado daquilo tudo não possa ser esclarecido ou modificado.

Diante do exposto, segue-se uma linha de raciocínio: A quem interessa, e quais os objetivos em que fatos dessa natureza se proliferem no seio da sociedade.
Às pessoas de bom senso, que prestem muita a atenção!


* Por razões meramente éticas, nos resguardamos no direito de deixar subentendido o verdadeiro nome da Instituição Bancária.

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem