Temporal destrói 10 hectares de plantação de bananas


Os produtores da localidade de Cardoso, zona rural do município de Iguatu, foram surpreendidos na noite desta terça-feira (19), com um forte temporal, acompanhado de rajadas de fortes ventos, culminando com a destruição de aproximadamente 10 hectares de plantações de bananas da variedade pacovan.

Há um ano atrás, esse mesmo fenômeno causou a destruição do bananal numa proporção bem superior, atingindo cerca de 80 hectares e 100 produtores.

Como um dos maiores produtores de banana do Estado, grande parte da produção se concentra nas localidades de Cardoso e Quixoá, nas margens do rio Jaguaribe.

Após a destruição do ano passado, ocorrida no mês de janeiro, os produtores fizeram um apelo ao Governo do Estado para que recebessem apoio e fossem beneficiados com uma linha de crédito especial de financiamento para a recuperação da cultura. Foi um trabalho realizado com o apoio da Sec. de Agricultura do Município, que na ocasião elaboraram um relatório com a descrição dos prejuízos, e que foi encaminhado à Sec. de Desenvolvimento Agrário do Estado. No entanto, apesar de toda a movimentação realizada nesse sentido, o governo nunca manifestou nenhuma ação concreta nesse sentido.

Diante desses fatos, o sentimento é de desolação. Alguns produtores já pensam até em mudar de variedade cultivada, substituindo por outra variedade de menor porte e mais resistente aos ventos, já que essa modalidade atual chega a uma altura de até dez metros.

Com informações do Diário do Nordeste - foto: Honório Barbosa

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem