TRE cassa mandato do prefeito de Itapajé

O prefeito do município de Itapajé, Região Norte do Ceará, teve o mandato cassado na tarde desta quarta-feira (13), pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Francisco Marques Mota (PP) e seu vice, José Jonairton Alves Sales (PT), além de perderem seus mandatos, foram declarados inelegíveis por oito anos.

O prefeito, que também é o padre da cidade , foi acusado de compra de votos na última eleição municipal, em 2008. Ele está afastado da Paróquia local para administrar a prefeitura. De acordo com o processo, um empresário que coordenava a campanha do Padre Marques (como é conhecido) oferecia emprego em troca do voto. O nome dele não foi informado pela assessoria do TRE.

A decisão da Justiça Eleitoral concedeu ao segundo colocado no último pleito daquele município o direito de assumir a gestão de Itapajé. João Batista Braga (PTB) deve ser empossado pela Câmara Municipal de Vereadores. Padre Marques ainda pode recorrer da sentença.


Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

14 Comentários

  1. EU ACHEI ESTA DECISÃO RIDÍCULA E SEM ESCRÚPULOS ATÉ,QUANDO NA VERDADE A PARTIR DO DIA 14 DE OUTUBRO NOSSA CIDADE VAI SER ENTREGUE A UM BANDIDO QUE TEM MAIS DE 68 PROCESSOS NA JUSTIÇA, ENTRE ELES DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA QUE O NOVO PREFEITO, NO CASO O BATISTA BRAGA, SEMPRE FOI PERITO EM COMPRA DE VOTOS E NUNCA NINGUÉM ATENTOU PARA ISSO. AGORA QUE ITAPAJÉ SAIU DA INADIPLÊNCIA, VAI ENTRAR NOVAMENTE NO ROL DOS INADIPLENTES COM O DESVIADOR DE VERBAS BATISTA BRAGA, QUE SÓ SABE DAR ESMOLA PARA O POVO DE ITAPAJÉ E NÃO FAZ UMA BENFEITORIA SEQUER.

    ResponderExcluir
  2. Quem é pela justiça, é pela dignidade da pessoa humana, é pelo povo que não adimite compra de votos. Justiça seja feita, que for contra essa cassação será contra a DEMOCRACIA,A HONESTIDADE, A BONANÇA, o "pai dos podres" voltou, agora sim, vai ter CASA POPULAR. Quem é do lado dos pobres, é do lado da vida. Decisão judicial tem de ser cumprida, e não questionada. DEMOCRACIA É PODER. VIVA...

    ResponderExcluir
  3. agora que a ladroagem vai ser grande,

    ResponderExcluir
  4. Parabéns prefeito Padre Marques, você é um heroi, mesmo que nós não consiga sair dessa vamos continuar de cabeça erguida, por que temos certeza que você só queria conquistar coisas para o nosso Itapajé.
    Que pena que tem gente que passou 12 anos no poder e não fez nada, e ainda fica atrapalhando quem está trazendo alguns beneficio para os itapajeenses.


    continuamos juntos nessa batalha...(Andreia Cavalcante)

    ResponderExcluir
  5. Que justiça é esta? que condena um homem limpo, honesto, correto, trabalhador e coloca em seu lugar um ficha suja, com mais de 60 processos administrativo, um homem sem coerencia se é que se pode chamar de homem, que na sua administração fechou um hospital, sefaz, caixa economica, batalhao da PM, receita federal, posto da coelce tudo foi embora esse é o administrador que a justica que colocar para administrar o nosso município. Acorda justiça...

    ResponderExcluir
  6. A justiça tarda, mas não falha, se o Dr. Batista Braga, não fosse um bom prefeito nao tinha ganhado tres eleições. E se ele tem processo nunca foi condenado por nenhum , esse é o unico que pode tirar itapajé do buraco, e não um padre q é p/ esta na igreja. Esse senhor Marques fez foi arrendar a prefeitura, ajudando os mepresarios da cidade enriquecerem cada vez mais... Acorda ITAPAJÈ q o BATITA VEM AI, para fazer a verdadeira mudança, e melhorar nosso futuro!!!VIVA VIVA, 14,14!!!

    ResponderExcluir
  7. Analisando a decisão tomada pelo TRE-CE., com relação a cassação do Prefeito Municipal Padre Marques a esta altura de sua administração não foi uma decisão sábia. Justifico a esta afirmação, que apesar de tudo foi ele quem tirou o Itapajé do rol dos inadiplentes do Tribunal de Contas do Ceará, pagando dívidas absurdas e deixadas pelas administrações anteriores, principalmente a do Batista Braga. Pois, é meu caro eleitor, o senhor Batista Braga passou tanto tempo comprando votos de seus eleitores, mais niguém nunca conseguiu fragá-lo porque quando alguém tentava lhe incriminar tinha sempre um sujeito mau para intimidar as pessoas justas desta terra, até mesmo com ameaça de morte e com isso ninguém tinha coragem de denunciá-lo. E agora? Com isso só quem perde somos nós itapajeenses; porque já tinha três benfeitorias para esse ano programada para Itapajé, eram elas: 1.A conclusão da ponte do vapor; 2.As outras duas etapas do asfalto; 3.A órdem de serviço do açude e o início de sua construção; e a 4.a reforma e ampliação do Hospital da FUSEC. Pois, em virtude de tal decisão, todas estes benefícios voltaram e não vão mais sair, inclusive os R$ 50.000.000,00 já destinados para Itapajé para obras do próximo ano. Em outras palavras foi tudo de água para baixo, tendo que fazer novas licitações para reavê-los novamente. Isso é revoltante. E assumindo o Batista Braga a prefeitura é que a coisa vai ficar feia. Porque um homem que passou 12 anos desviando verbas públicas para dar esmola para o povo, não vai agir diferente. Colocará Itapajé novamente na inadiplência e todas as verbas serão barradas para nós. Quando Itapajé começa a entrar no eixo, aí vem esse Batista Braga para desmanchar tudo. Vamos fazer a revolução em Itapajé. Pois se o Batista assumir, deveremos nos unir e tomar a prefeitura de suas mãos, porque ninguém aguenta mais tanto sofrimento. A hora é agora, alimente esta idéia. Não tenhamos mêdo. Pois por causa do mêdo estamos no calabouço e no fundo do poço sem água, sem infra-estrutura, sem nada. Vamos lá Itapajeenses. Tomaremos o poder e faremos um governo do povo para o povo.

    ResponderExcluir
  8. Todos nois Itapajeenses sabiamos do pacto feito pelo prefeito Padre Marques com os enpresarios podesosos da cidade e foi com a ajuda desses caras comprando votos no São Miguel e em outros distrito de nosso municipio.Fazendo assim uma politica suja e corrupita.Por isso hoje vemos o crescimento apenas dessas pessoas que colaboraram com ele em vez de nossa cidade.Mas amigos conterraneo não se preocupe por que o 14 vem ai para levantar amoral de nosso ITAPAJE.

    ResponderExcluir
  9. Abaixo à ambição desenfreada pela Prefeitura de Itapajé! Prefeito tem que governar é para o povo.Independente de quem seja o novo prefeito, ele deve se corrigir e pensar de vez nas carências da sofrida maioria da nação itapajeense.preci-se de honestidade e zelo para com o bem público, não de ambições pessoais.se o segundo lugar nas eleições municipais de 2008 não estiver apto a governar, ainda temos o Ricardo Jorge que foi o terceiro lugar deste mesmo pleito.
    não a ignorancia. Este é um apelo para que as decisões que norteiem o futuro dessa cidade primem pelos interesses do povo e faca-se pesar o braço de ferro da justiça.

    ResponderExcluir
  10. Sou de itapaje, porém moro em fortaleza e venho acompanhando o desenvolvimento socio economico em itapajé, realmente qdo o padre marques assumiu a prefeitura de itapajé, a cidade cresceu, trabalhos são realizados com sucesso, planos de governo estão em plena atividade, as contas da prefeitura estão sanadas, etc... amigos existem outros prefeitos que passaram mais de 03 mandatos e nunca fizeram o que está sendo feito no momento; logo no primeiro ano o padre fez muita coisa, inclusive as obras para fazer o reservatório dee água já está pronto, amigos venhamos e convenhamos, time que está ganhando não se mexe, o padre é um homem íntegro, e por falar em compra de votos todos sabem ,que ,em eleições anteriores as compras de voto eram feitas de maneira visivel, vamos analisar as fichas de cada um prá ver quem merece está no comando da prefeitura.

    ResponderExcluir
  11. É uma pena que a maioria do povo de Itapajé ainda sejam tão ignorantes,pois na verdade eles acham que prefeito é pra pagar contas de água,luz,gás,é uma pena,pois prefeito é pra correr atrás de beneficios ter ótimos projetos,não sou rica e nem defendo os ricos mais se tem grandes patrimonios é porque estam no batente 4 horas da manhã enquanto muitos pobres dormem até as 10 horas,sera que vão enrricar um dia será que o Batista Braga vai dar muito dinhero a eles? Acho que não eles não sabem mais os ricos que estam com B.B é porque gastaram demais na campanha e querem seu dinheiro de volta e os pobres é porque tem preguissa de trabalhar e querem suas esmolas de volta.Chega de B.B queremos gente honesta para governar nosso municipio se esse vier a não dar certo na proxima agente troca.Mais 4 anos ele tem que ficar o B.B em 12 só desviou verba o Padre em 2 ja trabalhou muito.Cuidado B.B inveja matar.

    ResponderExcluir
  12. Uma coisa eu percebi, que todos aqueles que querem a volta do Batista Braga, no mínimo são aqueles malandros que não gostam de trabalhar e são escorões de cidadãos decentes, verdadeiros sangue sugas e que gostam do dinheiro fácil, de pedir esmolas aos outros e da bagaceira e festas, sem nenhuma responsabilidade de estudo para ser alguém na vida. Eu acho que se o Batista entrar a deliquência no município vai aumentar, a cidade vai crescer sem projetos urbanos, o desemprego vai aumentar em virtude do dinheiro fácil projeto pelo Batista Braga. Enfim a cidade vai desmoronar de vez.

    ResponderExcluir
  13. É UMA PENA QUE SÓ AGORA A MASCARA DO MARQUES CAIU...ERA COMO UM CONTO DE FADA,MAIS UM CONTO DE FADA ENFELIZ...ERA A BRANCA DE NEVE(MARQUES)E OS SETE ANÕES(EDUARDO GOMES,BATELÃO,JONAIRTON,FRANCISCA ALVES,MARCOS,IMCOMPETENCIA E CLARO A CORRUPIÇÃO....KKKK.)AÍ VEIO UM PRINCIPE ENCANTADO(TRE)E DEU UM XEGA P LÁ E A BRANCA DE NEVE(MARQUES ACORDOU)E A SUA REALIDADE VOLTOU....FIM


    MARQUES....PROCURA UM SENTIDO E UM LUGAR PARA TUA VIDA,POIS VC Ñ ENCONTROU NA IGREJA NEM NA PREFEITURA!BOA SORTE QUERIDO RSRSRSRSRSRSRSRS

    ResponderExcluir
  14. Itapajé tem que perder essa forma podre de viver.... O batista deu esmola e festas!!! esmola nao compensa o que ele ganha, festas dão lucro se a cidade tiver uma boa infraestrutura para receber pessoas de fora, infraestrutura ele deu no inicio, mas nao foi o suficiente, infraestrutura nao fica apenas acima da terra fica abaixo TBM... A epoca de viver de Pao e circo foi na Roma antiga, aprenda com os erros do passado para que nao erre no presente!!!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem