Iguatu quer atrair novos empresários

Iguatu. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico deste Município lançou um programa de atração de empresas com o objetivo de dinamizar a economia local, fazer crescer os investimentos e gerar emprego e renda. O modelo tem por base políticas públicas adotadas pelo Estado, mas com foco em arranjos produtivos locais e o incentivo ao desenvolvimento de iniciativas locais.

De acordo com o programa, a política de desenvolvimento econômico objetiva fomentar a instalação, ampliação, crescimento, recuperação e modernização de empresas industriais, comerciais e de serviços. "O Município possui um forte embrião industrial e está consolidando o comércio e a prestação de serviços no âmbito regional", observou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Neilla Diniz Nazareth.

Um conjunto de leis municipais foi adaptado referente aos incentivos para atração de investimentos, à regulamentação do processo de concessões de exploração de serviços públicos, criação de Fundo de Apoio aos Empreendedores e outros que possam fornecer instrumentos adequados para a promoção do desenvolvimento econômico.

"A atração de investimentos exige plano de governo e leis municipais flexíveis, competitivas e adequadas à legislação estadual", disse Patrícia Diniz. "A mudança cultural, também, é uma barreira a ser superada, pois o investidor deixa de ser visto como um empresário em busca de incentivos e se transforma em indutor do desenvolvimento econômico local".

O prefeito de Iguatu, Agenor Neto, reestruturou a Secretaria do Desenvolvimento Econômico para possibilitar a parceria entre poder público e iniciativa privada, objetivando ofertar maior dinamismo econômico local e regional. A gestão municipal, de forma integrada e por meio de suas secretarias, trabalha o Programa Parceria para Crescer e o Plano de Atração de Investimentos, projetos considerados essenciais para que o Município possa alavancar a captação de negócios, contribuir com os investidores e empresas locais e impulsionar o desenvolvimento de Iguatu.

Setores integrados
O programa Parceria para Crescer objetiva propiciar a atração de investimentos e uma maior integração entre o poder público e a classe empresarial. De acordo com Patrícia Diniz, os investidores cearenses precisam sair mais do eixo metropolitano de Fortaleza e se voltarem para as regiões e cidades polos que possuem uma taxa de urbanização ascendente como é o caso de Iguatu. "Esses centros urbanos polos necessitam de investimentos privados, que acompanhem as transformações geradas pelo desenvolvimento econômico", diz ela.

A secretária destacou que o município de Iguatu vem investindo em obras de infraestrutura para atrair o investidor.

Solidez
"Temos ampla condição de propiciar investimentos sólidos e rentáveis em Iguatu em todas as áreas"
Patrícia Diniz
Secretária de Desenvolvimento Econômico de Iguatu

Reportagem Honório Barbosa - DN

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem