Descoberta vacina que pode tratar todos os tipos de gripe

Cientistas da Universidade de Oxford confirmaram uma vacina eficaz que pode atacar diferentes partes do vírus que provoca a gripe. Dessa forma, a substância funcionaria em qualquer caso da doença, não sendo necessário produzir novas vacina a cada temporada.

Sarah Gilbert, que dirigiu a equipe, centrou as pesquisas nas proteínas do interior do vírus, e não nas camadas externas, que sofrem as mutações.

As vacinas tradicionalmente empregadas fazem com que o corpo crie anticorpos. Diferentemente, a nova dispara o número dos linfócitos T, pertencentes ao grupo dos glóbulos brancos e fundamentais no sistema imunológico.

A pesquisa contou com 22 voluntários, dos quais a metade que tomou a vacina mostrou um maior nível de ativação dos linfócitos que combatem o vírus. A vacina universal representa uma grande economia para a área, já que não haveriam gastos com a constante produção de novas vacinas. 


Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem