Operação Conífera combate o desvio de verbas no Cedro

A Polícia Federal em Juazeiro do Norte, atuando conjuntamente com a Controladoria Geral da União e Ministério Público, deflagrou nesta quinta-feira (17), a Operação Conífera, visando desarticular esquema criminoso de desvios de recursos públicos federais do Programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário – Programa Garantia-Safra nos anos de 2008-2009 no município de Cedro/CE.

Há realização de buscas e apreensões em 12 domicílios de investigados, inclusive servidores públicos e empresários locais, além de sedes da prefeitura, todos no município cearense de Cedro. A operação envolve a participação de 50 policiais federais do Estado do Ceará e 13 servidores da Controladoria Geral da União. Objetiva-se colher material probatório que confirme a fraude investigada e os vínculos entre os partícipes, para ulterior instauração da ação penal e efetiva punição dos envolvidos nas fraudes.

A operação policial é corolário do Inquérito Policial instaurado em 2009, que apura que os gestores públicos distribuíam ilicitamente as verbas de recursos públicos federais destinados por lei a agricultores carentes afetados por perdas na colheita.

São beneficiários indevidos do programa social Garantia-Safra: Secretários de Agricultura do Município de Cedro, parentes de servidores públicos, prestadores de serviços à prefeitura de Cedro, arrendatário do Hotel Municipal de Cedro, comerciante que faz várias vendas para a prefeitura de Cedro, dentre outros, com participação no desvio de servidores públicos lotados em Cedro.

Os investigados poderão ser condenados na justiça federal por crimes de estelionato qualificado, peculato, formação de quadrilha e corrupção ativa e passiva.


Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem