Dinheiro público é gasto com banheiros fantasmas em Pindoretama

Mais um possível esquema de corrupção no interior do Estado do Ceará é descoberto. Dessa vez, a denúncia foi feita pelo Jornal O Povo. Segundo o periódico, uma associação cultural desconhecida teria recebido a quantia de R$ 400 mil do Governo do Estado para construir 200 banheiros no município de Pindoretama, no Litoral Leste cearense.

Apesar disso, a equipe do jornal só conseguiu encontrar dois banheiros na cidade. Outros três supostamente existiriam em outro distrito. Todos, no entanto, ainda estão em construção, mesmo a obra devendo ter sido concluída em maio de 2011. Além disso, o dinheiro teria sido liberado durante o período eleitoral de 2010.

O convênio para a construção de 200 kits sanitários para famílias de baixa renda em regime de mutirão foi assinado pelo então secretário das Cidades e atual presidente do Banco do Nordeste, Jurandir Santiago, com a Associação Cultural de Pindoretama. E detalhe: o acordo foi firmado no dia 9 de junho do ano passado, somente 23 dias após a abertura da “associação” e sem licitação.

Convênio pago
No Portal da Transparência do Governo do Estado, o convênio consta como adimplente, ou seja, que já foi pago. Segundo o jornal O Povo, há ainda duas prorrogações do prazo inicial previsto: a primeira de novembro de 2010 para fevereiro deste ano e a segunda para 9 de maio, quando o convênio foi dado como concluído.

Endereço falso
De acordo com o jornal, o endereço dado pela Associação Cultural – Avenida Capitão Nogueira, 1364 – não existe, e nem mesmo os moradores conhecem a entidade. A população, segundo O Povo, já teria ouvido falar dos “kits sanitários”, mas poucas foram as pessoas que os viram de fato. Além disso, dois dos equipamentos visitados no distrito Sítio Ema estão sendo terminados com recursos dos moradores.

Desconhecimento
Segundo a denúncia do periódico, nem mesmo a secretária municipal do Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Meio Ambiente, Renata Costa, cuja pasta funciona em frente ao suposto endereço, conhece a associação nem a suposta presidente, Renata Pinheiro Guerra. Sobre a construção dos kits sanitários, a secretária disse que são todos obras da Prefeitura do município.

Resposta
Em resposta a denúncia, a Secretaria das Cidades do Estado informou, por meio de nota, que recebeu, em junho, a prestação indicando a compra de todo o material necessário e que aguarda agora a prestação de contas das “obras físicas”. Caso isso não aconteça, a Secretaria afirmou que vai adotar as medidas adequadas.

Leia também: 
Investigação: descaso com dinheiro público no sítio Asceno em Iguatu

(Jangadeiro Online)


Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem