Satélite desativado cairá sobre a Terra

Atlanta. A Agência Espacial Americana (Nasa) confirmou ontem que um satélite desativado vai cair em algum lugar da Terra entre quinta-feira e sábado da próxima semana, dias 22 e 24.O satélite UARS, de pesquisas atmosféricas, foi lançado em 1991 com a ajuda do ônibus espacial Discovery. Em 2005, ele parou de funcionar e se juntou a milhares de pedaços de sucata espacial que vagam na órbita terrestre.

Normalmente, quando o lixo espacial reentra na atmosfera, o atrito com o ar é suficiente para incinerar tudo. Desta vez, contudo, os técnicos da Nasa não têm certeza sobre o destino do satélite de pesquisas que está caindo.

Eles não sabem se ele vai se desintegrar por completo e também desconhecem o lugar exato onde os possíveis pedaços poderão cair na Terra. Os técnicos acreditam que partes com até 150 quilos de metal possam resistir à reentrada na atmosfera. Os destroços podem cair em uma faixa extensa do planeta, que inclui a América do Sul.

A maior parte do lixo espacial é formada por pequenas peças que medem poucos centímetros, mas o satélite UARS é do tamanho de um ônibus e pesa cerca de 5,5 toneladas.

As estações espaciais Skylab, em 1979, e Mir, em 2001, muito maiores, despencaram, longe de áreas habitadas. A Nasa calcula que a probabilidade de um pedaço do UARS atingir alguém é de uma para 3,2 mil.

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

1 Comentários

  1. Meu nome é carolina de minas gerais Sabará BH
    gente Deus nos proteja porq esse satelte pod cair em kualker lugar do brasil espero ki ele caia nu mar ou em um lugar sem ksa nenhumaaa

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem