Cerca de um milhão de cearenses nunca frequentaram escola, diz IBGE

Cerca de um milhão de cearenses nunca frequentaram uma escola, segundo os dados do Censo Demográfico 2010 divulgado nesta sexta-feira (27) no portal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com esse número, o Ceará é o terceiro Estado do Nordeste com o menor índice de escolaridade, ficando atrás apenas da Bahia e de Alagoas.

De 2000 para 2010, o percentual de jovens nordestinos que não frequentavam escola na faixa de 7 a 14 anos de idade caiu de de 7,1% para 3,2%. A maior queda na frequência escolar foi registrada na Região Norte, que caiu de 11,2% para 5,6%. Os melhores índices ficaram com a região Sul, nos últimos 10 anos Santa Cataria apresentou apenas 2,2% da população fora da sala de aula.

Escolaridade

Os números mostram também que o Ceará apresenta cerca de quatro milhões de pessoas que começaram a frequentar o ensino fundamental, mas acabaram abandonando a escola. Atualmente, cerca de 350 mil cearenses têm o Ensino Superior Completo, ou seja, ingressaram em uma faculdade e acabaram se formando e apenas 28 mil optaram por uma especialização, mestrado ou doutorado.




Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem