Iguatu abre os festejos alusivos ao centenário do Dr. Agenor Gomes de Araújo

Descerramento da placa do centenário e inauguração de estátua
A história do homem, do médico e do político Dr. Agenor Gomes de Araújo, contada e retratada por ocasião dos festejos do seu centenário, comemorado nesta sexta-feira, 04 de dezembro de 2013. O evento é promovido pela Prefeitura de Iguatu, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

A abertura oficial aconteceu logo pela manhã, com alvorada festiva. Carros de som percorreram várias ruas do município com mensagens alusivas à data festiva. À noite, houve missa em Ação de Graças no pátio externo do hospital e maternidade Agenor Araújo, celebrada pelo padre Carlos Roberto. Muitos familiares e convidados compareceram ao ato religioso.

Celebração de missa em Ação de Graças no pátio da Casa de Saúde Agenor Araújo
Por volta das 20h, houve discurso das autoridades em frente à casa que serviu de consultório médico do Dr. Agenor Gomes. Discursaram: o ex-chefe de gabinete da Prefeitura de Iguatu e advogado, Dr. Teognis Florentino; o historiador, Wilson Holanda Lima Verde; o líder político, ex-prefeito de Iguatu e neto do homenageado, Agenor Gomes de Araújo Neto, e o prefeito municipal Aderilo Antunes Alcântara Filho.

Após o discurso das autoridades, houve o descerramento da placa do centenário com inauguração da estátua do homenageado na Praça da Matriz, e exposição fotográfica e museológica. O evento segue com sua programação até o próximo dia 18, quando haverá o lançamento do Selo e Carimbo alusivo ao centenário.











"O Homem, o Médico, o Político"

Dr. Agenor Gomes de Araújo, médico humanista, político e visionário de seu tempo. Nasceu no dia 4 de outubro de 1913. Formou-se em medicina na Faculdade de Medicina de Recife, em 1937, concluindo, no mesmo ano, o curso de oficial da Reserva do Exército Brasileiro. 

Casou-se com Zuleica Mendonça de Araújo, de cujo matrimônio nasceu quatro filhas. De renomado saber e caráter exemplar, Dr. Agenor Gomes de Araújo nunca fez mercantilismo na sua carreira de medicina, dispensando bom e igual atendimento a ricos e pobres, sem distinção, nunca levando em consideração a condição financeira ou social de seus pacientes.

Prefeito de Iguatu no período de 1951/1955 se destacou como um dos maiores administradores do município em todos os tempos, tendo prestado relevantes trabalhos, com a construção de obras, tanto na área urbana, como na área rural do município, não esquecendo os investimentos na educação, cultura e desporto, além do extremo zelo pelo paisagismo urbano. Em 1953, como gestor municipal, realizou as comemorações do Centenário de Iguatu com uma grande festa, onde participaram mais de 700 convidados. 

Foi fundador e primeiro diretor do Colégio Adahil Barreto e do atual Hospital e Maternidade Agenor Araújo, que até hoje presta relevantes serviços de saúde à comunidade iguatuense. Realizou a festa do 1º centenário do município de Iguatu, considerado um dos fatos mais importantes da história do município no século XX. 

Acometido de um grave câncer no pulmão, faleceu em 20 de dezembro de 1958, deixando para o seu povo um exemplo de virtudes morais, de dignidade e honestidade.     

MAIS IMAGENS DO EVENTO - EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA E MUSEOLÓGICA









Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem