Iguatu - Católicos participam das celebrações da Semana Santa

Na catedral de São José, a missa do lava-pés foi presidida pelo pároco Antônio Leandro. 
Nesta semana, período de três dias que antecede a Páscoa, a Igreja Católica no mundo inteiro celebra o Tríduo Pascal. Em Iguatu, sob o comando do bispo dom João Costa, as igrejas prepararam uma programação especial para celebrar o período mais importante da Igreja Católica. Na Quinta-feira Santa (17), quando se recorda a última ceia, houve celebração da missa da Ceia do Senhor, em que é feito o ritual do lava-pés, repetição do gesto de Jesus que lavou os pés dos 12 apóstolos. 

Afonso Queiroga, auxiliado pelo padre Anastácio Ferreira,
presidiu a liturgia do lava-pés, às 19 horas. 
As celebrações aconteceram em todas as paróquias da Diocese de Iguatu. Na paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Prado, o pároco Afonso Queiroga, auxiliado pelo padre Anastácio Ferreira, presidiu a liturgia, às 19 horas. Na catedral de São José, a cerimônia religiosa foi presidida pelo pároco Antônio Leandro. Centenas de fiéis compareceram às celebrações. Para a igreja, o ritual do lava-pés é mais do que uma simples repetição do que fez Jesus, ao mostrar humildade em lavar os pés dos seus seguidores diretos. “É um gesto que nós cristão devemos ter para lembrar o nosso compromisso de fraternidade e de humildade com as pessoas mais necessitadas”, disse o padre Afonso Queiroga.

 Na Sexta-Feira da Paixão (18) a igreja não celebrou missa em sinal da morte e do sepultamento de Jesus. No período da manhã, saindo da Cadeia Pública de Iguatu, às 06 horas, foi realizada a tradicional Via Sacra Penitencial, evento do calendário católico nas celebrações da Quaresma. Nos últimos anos o evento se alinhou à Campanha da Fraternidade que, em 2014, está voltada para a prevenção contra o tráfico humano, com o lema: “É para a Liberdade que Cristo nos Criou”. O ritual, que passou pelas quatro paróquias da cidade, apresentou catorze estações, e foi encerrado na Catedral de São José. No final da tarde, a Paróquia de Sant’Ana, mantendo a tradição, realizou a procissão do Senhor Morto. Os fiéis conduziram a imagem de Jesus Cristo morto e de Nossa Senhora das Dores.

A Via Sacra percorreu cerca de 10 km e passou pelas quatro paróquias da cidade - Foto: Honório Barbosa
Hoje, sábado de Aleluia, a Igreja celebra a Vigília Pascal ou a Grande Vigília, considerada o evento mais importante do calendário litúrgico cristão, por ser a primeira celebração oficial da Ressurreição de Jesus. "A ressurreição de Cristo, celebrada neste período, é o centro da fé católica, representa esperança para o povo de Deus", observou o padre Afonso Queiroga. 

A Semana Santa termina nesta data, pois no domingo da Ressurreição começa a Páscoa para os cristãos, que dura cerca de dois meses, desde o domingo de Páscoa até ao Pentecostes.

Procissão do Senhor Morto - Foto: Honório Barbosa


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem