Opinião: Quem votar em Mirian Sobreira poderá perder seu voto

Em 2010, o MPE e o TRE entenderam que Mirian Sobreira infringiu a lei quando recebeu uma doação ilegal, acima do limite permitido por lei. 

Mirian Sobreira (foto) teve sua candidatura indeferida pelo Ministério Público Estadual e pelo Tribunal Regional Eleitoral, sendo considerada inelegível por se enquadrar na condição de FICHA SUJA.

Ainda assim, a justiça permite que o candidato considerado ficha suja tenha o seu nome nas urnas até o julgamento final do mérito, dando ao candidato o direito de continuar nas urnas até o dia em que for julgado.

Entretanto, isso não significa a garantia do voto do eleitor, pois, caso o mérito final acompanhe o julgamento do MPE e do TRE, todos que votaram em Mirian Sobreira, para deputada estadual, terão seus votos anulados. Então só nos resta aguardar a decisão da Justiça Eleitoral, que poderá ou não validar sua candidatura.

Conheça outros casos de perda de votos

Existem diversos casos, em todo o Brasil e no Ceará, onde candidatos considerados ficha suja esperavam o julgamento e, mesmo assim, garantiam para seus eleitores a chance de ser candidato. Porém, ao fim do julgamento, os eleitores puderam ver que seu candidato não foi verdadeiro e perderam o voto. A seguir, alguns casos no Ceará; Jocélio Leal - Deputado Federal (2010); Ari Ribeiro - Prefeito de Aracoiaba (2012); Ricardo Nunes - Vereador mais votado de Icó (2012); Marconier - Vereador de Icó (2012); Ritelza - Prefeita de Aquiraz (2012).

Municípios poderão perder força política

Caso a candidata a deputada estadual Mirian Sobreira seja definitivamente impossibilitada de concorrer ao cargo e a anulação dos votos seja concretizada, como os casos anteriores indicam que deverá ser, os Municípios em que Mirian Sobreira sonhava ter boas votações, correm o imenso risco de perder força política com a anulação dos seus votos depois das eleições.

Entre os colégios principais da ainda candidata Mirian Sobreira, estão: Acopiara, Quixelô, Iguatu, Sobral, Cariús, Icó, Juazeiro do Norte e Crato.

(Fonte: Agência de notícias)



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem