Multas de trânsito ficam mais caras a partir deste sábado

Entra em vigor, a partir deste sábado (1), mais um aperto na legislação brasileira de trânsito desde a adoção da Lei Seca, em 2008. O motorista que for flagrado disputando racha terá de pagar R$ 1.915,40. Se as disputas deixarem mortos ou feridos, a punição poderá chegar a 10 anos de prisão. Já a ultrapassagem em local proibido ou pelo acostamento, o valor passa a ser de R$ 957,70. Em caso de reincidência, os valores serão dobrados.

Das 11 alterações feitas pelo Congresso e sancionadas pela presidente Dilma Rousseff neste ano, seis se referem à mudança no valor das multas – quatro delas envolvendo ultrapassagens perigosas pelo acostamento, entre veículos, invadindo outro sentido ou pela direita. Essas infrações respondem por 11% (359.431) das mais de 3 milhões de multas aplicadas em 2013 pela Polícia Rodoviária Federal em todo o País.

Dados do Mapa da Violência de 2014 apontam que mais de 46 mil pessoas morreram em decorrência de acidentes nas estradas do Brasil, registrados em 2012. O número é 38,3% maior do que há dez anos.




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem