Estudante de Iguatu é finalista na olimpíada de língua portuguesa


O estudante Lyedson Alves Silva, de 11 anos, aluno do ensino fundamental da Escola Municipal Carlota Távora, em Iguatu, já está de malas prontas para Brasília para participar da final das Olimpíadas de Língua Portuguesa "Escrevendo para o Futuro" - categoria "Poemas", em dezembro. A competição, que chega a sua quarta edição, é promovida pelo Ministério da Educação em parceria com Fundação Itaú Social, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). 

Lyedson é o único representante do Estado escolhido nesta competição. Com o poema "Os Santos Padroeiros do Meu Lugar", Lyedson passou por todas as etapas da Olimpíada, competição disputada por mais de cinco milhões de alunos. Ele conta que a inspiração do texto saiu da própria família, através da sua avó. "O povo de Iguatu é muito religioso, e a minha avó, como uma grande devota foi me orientando, e com a ajuda da minha escola eu fui montando o texto", disse.

O resultado da etapa regional chegou à escola num clima de muita alegria. Para a diretora Maurícia Ferreira, essa é a prova de que o ensino público tem qualidade e que os alunos podem ir mais além. "Vamos para a final, vamos competir, e quem sabe o município de Iguatu chega à final vitorioso", disse. 

Na etapa regional, realizada em Belo Horizonte, os finalistas foram premiados com medalhas e tablets. A escola onde Lyedson estuda será homenageada com uma placa. A professora, Maria Evilênia Maia, também foi selecionada para participar da etapa final, que contará com 152 finalistas selecionados em quaro gêneros textuais: poemas, memórias literárias, crônica e artigo de opinião.

Premiação para finalistas

Desse grupo de finalistas serão escolhidos 20 ganhadores. Cada um vai levar para casa um notebook. A escola do estudante vencedor também vai ganhar. O prêmio será um laboratório de informática equipado com dez computadores, dez microcomputadores, uma impressora, projetor e telão, além de livros para a biblioteca.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem