Pânico no Planalto: Gilmar Mendes vai relatar contas de campanha de Dilma

O Ministro Gilmar Mendes será o novo relator, no TSE, das contas da campanha da presidente Dilma Rousseff (PT). O processo estava nas mãos do ministro Henrique Alves, cujo mandato expirou nesta quinta-feira (13). Com a vacância do cargo, o processo foi redistribuído e caiu com Mendes.

Neves, que tinha sido indicado para o TSE pela classe de juristas, teria de ter sido reconduzido ao tribunal pela própria presidente, que está em viagem para a Austrália, onde participa da reunião do G20.

O presidente do TSE, Dias Toffoli, não esperou 24 horas depois de expirar o mandato para proceder a redistribuição do processo.

O Planalto recebeu com preocupação a notícia da designação do ministro. No governo há um temor de que o ministro pode reprovar as contas de campanha da presidente.

Os advogados do PT vão tentar usar o regimento do TSE, onde no seu artigo 16 cita que em caso de vacância de uma cadeira de ministro, seus processos devem ser distribuídos para outro da mesma classe, no caso de Neves, teria de ser um jurista. Mendes, que integra o tribunal como oriundo do STF, não poderia, segundo essa regra, ser relator do caso. 




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem