Distrito de Barro Alto registra chuva de granizo

Um temporal acompanhado por chuvas de granizo assustou os moradores da região Centro Sul do estado, na tarde desta terça-feira (30). Acopiara e Iguatu foram alguns dos municípios onde o fenômeno foi registrado.

Na localidade de Barro Alto, distrito de Iguatu, a chuva de granizo surpreendeu os moradores da localidade. A forte ventania também arrancou o teto de um ginásio esportivo e derrubou algumas árvores. "Não imaginava que pudesse ver chover gelo em nossa região", disse um morador da localidade.

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) o fenômeno pode ocorrer mesmo em regiões semiáridas e já foi registrado anteriormente no Ceará. Ele ocorre quando a chuva se desenvolve de forma muito vertical, acompanhada de ventania. Com a formação de nuvens em grandes altitudes, onde a temperatura é muito baixa, as gotículas são congeladas e caem em forma de gelo.

A Funceme explica que a houve formação de nuvens de chuva desde a madrugada desta terça, o que ocasionou chuva em algumas cidades do Ceará. As nuvens se formam em virtude de um vórtice ciclônica de altos níveis no Nordeste brasileiro. Segundo a Funceme, deve chover na maior parte das regiões do estado também nesta quarta-feira.


Imagens: Facebook

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem