Chances de chover abaixo da média em 2015 são de 64%, diz Funceme


Prognóstico apresentado nesta terça-feira (20) pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) mostra que as chances de chover abaixo da média no Ceará são de 64% entre fevereiro e abril de 2015. A probabilidade de haver chuva acima da média no mesmo período é de 9% e, na média, 27%. Em fevereiro, a Funceme vai divulgar novo prognóstico, abrangendo até o mês de maio.

“O indicado hoje para o estado do Ceará como um todo é uma categoria de seca. Algo em torno de 64% para um ano seco. Resumindo em números, teremos 9% de probabilidade de um ano chuvoso, 27% para um ano normal”, disse o presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Sávio Martins.

Atualmente, 176 dos 184 municípios cearenses têm decretos de estado de emergência por causa da seca. Nos cento e quarenta e nove reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), há 20,2% da capacidade de armazenamento de água. Há um total de 130 açudes, em várias regiões do Estado, cujos níveis estão abaixo dos 10%.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem