Colégio de Consultores escolhe padra Lázaro Augusto para o cargo de Administrador Diocesano de Iguatu

O padre Lázaro Luzno Augusto, que responde atualmente pela paróquia de N. Senhora da Glória, em Mombaça, foi eleito Administrador da Diocese de Iguatu. A votação ocorreu nesta quarta-feira (7) pelo Colégio de Consultores, formado pelos seguintes padres: Afonso Queiroga, Ricardo Ferreira, Antônio Leandro, Glauberto Oliveira, Anastácio Ferreira e Lázaro Augusto.

A escolha foi necessária em virtude da transferência do então bispo diocesano dom João Costa, que foi nomeado bispo Coadjutor da Diocese de Aracaju, em Sergipe, pelo Papa Francisco, em novembro do ano passado.

Padre Lázaro vai ocupar o cargo de administrador diocesano de forma temporária, até que seja nomeado outro bispo pelo Papa para assumir os destinos da Diocese. “Esse é mais um desafio que vou assumir em minha vida sacerdotal. Peço a todos que orem por mim”, disse. 

O administrador diocesano não terá a mesma função de um bispo. Compete a ele animar a vivência pastoral, promovendo a unidade e incentivando a prática da fé, administrar o Sacramento da Crisma e responder pelas questões administrativas e jurídicas, exceto nos assuntos limitados pelo Código do Direito Canônico. Não pode transferir padres de paróquias e nem nomear párocos ou vigários paroquiais. Além disso, terá a função de preparar a diocese para a chegada do novo bispo. 



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem