Iguatu comemora 162 anos de emancipação e faz homenagem ao centenário de Humberto Teixeira


Hoje, 25 de janeiro de 2015, Iguatu comemora 162 anos de sua emancipação política. Para lembrar essa importante data, a Prefeitura preparou uma ampla programação, que teve início no dia 19 e se encerra no próximo dia 30, com ordens de serviços, inaugurações, apresentações culturais,  entrega de comendas a personalidades, além de uma programação especial para comemorar o centenário do compositor iguatuense Humberto Teixeira.

Na manhã deste domingo (25) foi realizada uma missa em Ação de Graças na igreja Matriz de Senhora Sant’Ana, presidida pelo padre Carlos Roberto Alencar. O prefeito municipal Aderilo Alcântara participou do momento religioso ao lado dos secretários municipais, funcionários públicos e população em geral. Logo em seguida, na Praça da Matriz, houve solenidade de entrega de comendas a personalidades, e em seguida o corte do bolo. O evento teve a animação da banda de música de Iguatu Manoel Ferreira Lima, e da banda de música de Acopiara, Maestro Eduardo Gurgel Valente.

Foram homenageados o historiador Wilson Holanda Lima Verde e o padre Afonso Queiroga, que receberam a medalha Adail Barreto. A comenda é entregue a personalidades que contribuem para o desenvolvimento da cidade. A atriz e cineasta Denise Dumont, filha de Humberto Teixeira, também participou da solenidade. Antes ela participou da missa, e em seguida recebeu das mãos do prefeito Aderilo Alcântara a medalha Humberto Teixeira.

Denise Dumont chegou ao município neste sábado (24). Ao lado do prefeito Aderilo Alcântara, a atriz participou de uma programação especial realizada no Teatro Pedro Lima Verde, e visitou as instalações da Escola de Música Popular. O evento contou com a presença do deputado estadual Agenor Neto, do deputado federal, Aníbal Gomes, do secretário de Ciência e Tecnologia do Ceará, Inácio Arruda, da secretária municipal de Cultura e Turismo, Diana Mendonça, do diretor do Museu Estadual da Imagem e do Som, Miguel Ângelo de Azevedo, professores, diretores de escolas, entre outros. 

O prefeito Aderilo Alcântara disse que o Centenário de Humberto Teixeira será lembrado durante toda a programação oficial do município em 2015. “Vamos incluir no calendário de todas as secretarias municipais ações relativas ao centenário do poeta iguatuense Humberto Teixeira, o nosso eterno “Doutor do Baião”, que tanto fez para levar aos quatro cantos do país a cultura do povo nordestino, além de destacar o nosso Iguatu no cenário nacional”, disse.

Prefeito Aderilo Alcântara
Ex-prefeito de Iguatu e deputado estadual Agenor Neto


Prefeito Aderilo e a secretária Diana Mendonça fizeram a entrega da medalha Humberto Teixeira a atriz
Denise Dumont.

Historiador Wilson Lima Verde recebe a medalha Adail Barreto

Padre Afonso Queiroga não pode comparecer ao evento e mandou seu representante para receber a
comenda.




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem