IPI de carros e móveis sobe a partir desta quinta-feira

O governo confirmou que elevará o Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) sobre carros a partir desta quinta-feira, 1º de janeiro. Com a medida, a alíquota do tributo incidente sobre modelos 1.0 passará de 3% para 7%. Para os 2.0 flex, subirá de 9% para 11%. Já para os veículos com motor entre 1.0 e 2.0, mas movidos somente a gasolina, a cobrança passará de 10% para 13%. O imposto sobre caminhões e ônibus permanece zerado.

A informação foi confirmada pelo Ministério da Fazenda nesta quarta-feira, que também anunciou o aumento do tributo sobre móveis, que voltará a ter alíquota de 5%, contra os 4% cobrados em 2014. Será elevada ainda a tributação sobre luminárias, que passará de 12% para 15%. Não houve alteração das alíquotas sobre produtos da linha branca.

A decisão já era esperada pelo setor automotivo. Em novembro, o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, disse que a volta do tributo ao normal já era considerada “fato consumado”, após sair de reunião com o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

A estratégia de reduzir o IPI para estimular as vendas de veículos começou a ser usada pelo governo em 2009. O objetivo era estimular a indústria automotiva. Neste ano, no entanto, mesmo com a alíquota ainda reduzida, o setor viveu um ano fraco. Segundo os dados mais recentes da Anfavea, referentes a novembro, as vendas de carros recuaram 8,4% no acumulado do ano.

Há exatamente um ano, o imposto sobre carros populares subiu de 2% para 3%. O plano original era retomar a alíquota cheia ainda em junho, mas a medida foi adiada. Os seis meses adicionais de benefício representaram uma renúncia fiscal de R$ 800 milhões, de acordo com estimativa do Ministério da Fazenda. No ano, o governo deixou de arrecadar R$ 1,6 bilhão por causa da alíquota reduzida.

A reportagem é do jornal O GLOBO.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem