Prefeito Aderilo se reúne com produtores de bananas para discutir prejuízos

Prefeito Aderilo se reuniu com produtores de bananas. Foto:
Honório Barbosa
O prefeito municipal Aderilo Alcântara, acompanhado da secretária de Agricultura, Edileuza Pereira, se reuniu com uma comissão de fruticultores das regiões de Quixoá, Cardoso e localidades vizinhas, para discutir os estragos causados por uma forte ventania ocorrida no dia 30 de dezembro do ano passado. O fenômeno provocou destruição em mais de 285 hectares de pés de bananas tipo Pacovan, causando um prejuízo avaliado em cerca de R$ 7 milhões.

O prefeito Aderilo Alcântara, preocupado com a situação dos produtores, disse que solicitou do Banco do Nordeste e do Banco do Brasil a visita dos superintendentes para que eles possam avaliar mais de perto a situação vivida pelos agricultores, que perderam a sua produção em sua totalidade. “Fomos nas localidades, e pudemos ver de perto a situação triste em que se encontra os nossos produtores. Já enviamos ofícios aos superintendentes regionais dos dois bancos, para que eles conheçam de perto o drama, e possam apressar a liberação de financiamentos para custeio”, disse.

O presidente da Associação dos Fruticultores de Iguatu, Murilo Barroso, disse que a região de Quixoá foi a mais prejudicada, pois reúne um número maior de produtores. “Foi uma calamidade. Os agricultores estão desesperados”, observou. Barroso confirma as estatísticas do prejuízo. “A conta é simples: cada hectare produz 25 toneladas de banana por ano e foram destruídos 285 hectares, totalizando mais de sete mil toneladas”, explicou.

Também participaram da reunião representantes da Ematerce, Coiguatu e do Sebrae. Ficou decidido que será feito um levantamento técnico das áreas afetadas por meio de fotografias e filmagens, com pontos georreferenciados (posição geográfica). O relatório com o nome de cada produtor será encaminhado às instituições bancárias e para a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem