Açude Trussu em Iguatu tem vazão reduzida, diz Cogerh

A decisão foi anunciada durante uma reunião no auditório da Ematerce, nesta semana. Conforme ficou decidido, o açude terá vazão liberada para 650 litros por segundo. Em janeiro passado eram 850L/s.

O Açude Trussu está localizado no distrito de Suassurana, na zona rural de Iguatu, e tem a capacidade de acumular cerca de 300 milhões de metros cúbicos de água. No entanto, em decorrência da forte estiagem dos últimos anos, o açude reduziu a sua capacidade para 44,5%.

Atualmente o reservatório abastece a cidade de Iguatu, Acopiara, além de perenizar 34 km do rio Trussu, fornecendo água para os projetos de irrigação e para a cidade de Quixelô.

De acordo com o gerente local da Cogerh, Raimundo Lauro Filho, o açude tem capacidade para atender o abastecimento humano por mais dois anos. “Os produtores rurais concordaram na reunião em reduzir de 20% a 30% o uso de água para a irrigação”, disse.




1 Comentários

  1. Tudo muda. Tudo passa. Nadei muito nas águas doces do rio Trussu. Hoje com a parede do açude o rio agoniza na sua cabeceira à falta de chuvas.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem