NACIONAL

Horário de verão termina no dia 22 de fevereiro

Dentro de 18 dias, o dia volta a acabar mais cedo. O horário de verão, em vigor desde 19 de outubro, termina no domingo, dia 22. Quando for meia noite de segunda-feira, o relógio deve ser acertado e voltar às 23h de domingo – extendendo o final de semana em um hora.

Pela lei, a mudança no horário deve começar no terceiro domingo de outubro e terminar do terceiro domingo de fevereiro, porém, como dia 15 é carnaval, o término foi adiado para a semana seguinte para que os foliões não esqueçam de ajustar os relógios.

O horário de verão, instituído pela primeira vez em 1931, é adotado sempre nesta época do ano para aproveitar melhor a luminosidade natural do dia e reduzir o consumo de energia, que cresce naturalmente por causa do calor e do aumento da produção industrial às vésperas do Natal.

Com o horário de verão é possível reduzir a demanda por energia no período de suprimento mais crítico do dia, entre as 18h e as 21h, quando a coincidência da utilização de energia elétrica por toda a população provoca um pico de consumo. Com a redução, o uso de energia gerada por termelétricas pode ser evitado, reduzindo o custo da geração de eletricidade.

*Agência Brasil


Sobre Luiz Vasconcelos

0 comentários :

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.