NACIONAL

Venda de veículos caiu 31,4% em janeiro deste ano na comparação com dezembro de 2014

A venda de veículos caiu 31,4% em janeiro deste ano na comparação com dezembro de 2014, mostra levantamento da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), divulgado ontem. Foram comercializadas 253,8 mil unidades diante das 370 mil do último mês do ano passado. Em relação a janeiro de 2014, a queda é menor: 18,8%.

Foram vendidas 253,8 mil unidades diante das 370 mil do último mês do ano passado. Em relação a janeiro de 2014, a queda é menor: 18,8%. Foto: Tuno Vieira

O resultado reflete a alta do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), cuja redução foi revertida. O desconto no imposto foi adotado em maio de 2012 para manter a economia aquecida em um cenário de crise econômica internacional.

Os dados mostram ainda que houve pequeno avanço de 0,4% na produção de veículos em relação a dezembro. Em números absolutos, foram produzidos 204 mil carros no fim do ano passado e 204,8 mil neste ano. Na comparação com janeiro do ano passado, houve redução de 13,7% na produção. Nos últimos 12 meses, a produção acumula queda de 14,9%.

Melhora no 2º semestre

A indústria automotiva deve apresentar melhores resultados apenas no segundo semestre do ano. "Todas as medidas de ajuste da política econômica estão sendo tomadas. São ajustes na situação fiscal do governo, o que deve melhorar o nível de confiança do investidor. Quando se tem isso, com certeza tem impacto no consumo", avaliou o presidente da associação, Luiz Moan.


Sobre Luiz Vasconcelos

0 comentários :

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.