Deputado Agenor Neto destaca a conquista da faculdade de medicina para Iguatu

Durante seu pronunciamento na manhã desta quarta-feira (11) na Assembleia Legislativa do Ceará, o deputado estadual Agenor Neto (PMDB) destacou a conquista da Faculdade de Medicina para o município de Iguatu. A autorização, concedida pelo Ministério da Educação, foi anunciada na semana passada, e repercutiu na Região Centro-Sul do estado.

O parlamentar destacou sua luta em prol da melhoria do ensino superior na região. Segundo ele, em 2003, como deputado estadual, participou de audiência pública defendendo a instalação de um campus avançado da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Iguatu. Ele também fez questão de ressaltar a conquista da ampliação dos cursos da Universidade Estadual em Iguatu (Fecli) e da instalação da Unidade Descentralizada da Universidade Regional do Cariri na região. "Como deputado, conseguimos trazer, em 2004, a extensão da Universidade Regional do Cariri (Urca), que pela primeira vez saia do Cariri para outro município do interior, no caso Iguatu", lembrou.

Sobre a Faculdade de Medicina em Iguatu, ele informou que o processo teve início em 2008 quando ele ainda era prefeito de Iguatu, e teve continuidade na gestão do prefeito Aderilo Alcântara. Segundo ele, no final de 2013 o MEC lançou edital estabelecendo as documentações necessárias para os municípios solicitarem os cursos, no entanto, mesmo com o município atendendo a todos os requisitos, uma mudança no último dia da vigência do edital impediu a inclusão de sua cidade.

"Foi uma manobra política suja, que tirou a possibilidade de termos a faculdade de medicina já em 2013. Fomos à luta, mobilizamos lideranças políticas da região e contamos com o apoio do senador Eunício Oliveira (PMDB), pois, sem a sua cobrança persistente em Brasília, a faculdade não seria implantada", disse Agenor Neto.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem