NACIONAL

Arcebispo de Brasília é novo presidente da CNBB

O ex-bispo auxiliar de Fortaleza, dom Sérgio da Rocha, foi eleito, ontem, o novo presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O religioso, que, atualmente, é arcebispo de Brasília, foi escolhido após receber 215 votos, superando os dois terços necessários para a eleição.

O novo presidente terá mandato de quatro anos e foi escolhido no primeiro escrutínio, após superar os dois terços dos votos necessários para a eleição. Dom Sérgio Rocha substitui o cardeal Raymundo Damasceno Assis, que vem defendendo desde a 52ª assembleia da CNBB (2010) a realização de uma reforma política com a participação "de todas as instâncias da cidadania".

No processo de eleições iniciado ontem são escolhidos também o vice-presidente, o secretário-geral e os presidentes das 12 comissões episcopais da CNBB.

As eleições podem prosseguir até o dia 23 de abril. A cerimônia de posse está marcada para a próxima sexta-feira (24), em Aparecida (SP). Dom Sérgio Rocha foi nomeado bispo pelo papa João Paulo II em 2001.

Em janeiro de 2007, o papa Bento XVI o nomeou arcebispo coadjutor da arquidiocese de Teresina (PI). Também pelo papa Bento XVI, em 2011, foi nomeado arcebispo metropolitano de Brasília. Dom Sérgio estudou filosofia e teologia.

Ele é mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (SP) e doutor pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma. Dom Sérgio tem como lema episcopal "Tudo na caridade".

(Diário do Nordeste)

Sobre Luiz Vasconcelos

0 comentários :

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.