Festa de Santo Antonio em Barbalha começa neste domingo (31)


A festa de Santo Antônio de Barbalha começa hoje (31), a partir das 9 horas com a missa solene na Igreja Matriz, e seguirá com cortejo de mais de 50 grupos tradicionais populares e carregamento do Pau da Bandeira. Na tarde de hoje, uma multidão de pessoas acompanharão o cortejo e o hasteamento do mastro, dançando ao som de bandas cabaçais e de outros ritmos.

O Pau que será usado este ano, é um angico de 23 metros, pesando aproximadamente 3 toneladas. A madeira foi extraída do Sítio floresta, na zona rural de Barbalha, no último dia 15 de maio. Segundo a tradição, as mulheres que tocarem no mastro durante o seu carregamento e tomarem o chá de sua casca, irão conseguir se casar. O evento deverá atrair cerca de 400 mil pessoas e seguirá até o dia 13 de junho.


As comemorações acontecem há mais de três séculos e ganharam dimensões nacionais a partir da década de 1970, quando foram introduzidas às trezenas religiosas e aos eventos sociais a participação dos grupos de tradição cultural em Barbalha. Neste ano, os organizadores esperam que a festa seja tombada como Patrimônio Cultural, com registro no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Origens da festa

A origem da Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha, que tem solicitação de tombamento em nível federal em processo de análise, remonta a 1928, quando o pároco José Correia de Lima, então vigário de Barbalha, promoveu o cortejo do mastro em cujo topo seria hasteada a bandeira de Santo Antônio. Desde então, o carregamento do mastro e o hasteamento da bandeira, em fins de maio e início de junho, marcam o início das festividades dedicadas ao santo, que se estendem até o dia 13 de junho, tendo adquirido um caráter cultural que a distingue de outras celebrações similares na região do Cariri.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem