INTERNACIONAIS

Papa Francisco diz que sente falta de sair às ruas e comer uma boa pizza

O papa Francisco, conhecido por seu estilo de vida austero, disse não assistir televisão há 25 anos e não usar a internet.

"Não assisto televisão desde 1990. É uma promessa que fiz à Nossa Senhora do Carmo".

A declaração foi feita durante entrevista no Vaticano ao jornal argentino "La Voz del Pueblo" -normalmente avesso às entrevistas, o papa admitiu que, no passado, "encarar um jornalista" lhe dava "pânico".

Francisco afirmou ainda que não navega na internet e que acompanha as notícias por meio do jornal romano "La Repubblica", que diz ler por dez minutos às manhãs.

Para saber dos resultados das partidas do San Lorenzo, o time de futebol para que torce, Francisco disse contar com a ajuda de um guarda do Vaticano.

"Há um membro da Guarda Suíça que toda semana me conta os resultados e como estamos na tabela de classificação", disse.

Além disso, Francisco falou sobre outros assuntos e admitiu que chora quando vê tragédias humanas, um choro que para ele é interior. " Duas vezes aconteceu de ficar no limite – uma tinha a ver com a perseguição dos cristãos no Iraque – mas consegui parar a tempo. Estava muito emocionado, alguma lágrima escapou, mas passei a mão na rosto", comentou ele ao falar sobre chorar em público.

Ele também afirmou que precisa de orações do povo. Segundo Francisco, elas são uma "necessidade interior" e ele deseja ser lembrado como uma pessoa que procurou fazer o bem.

Papado

Francisco afirmou que jamais sonhou ser escolhido papa e que ninguém esperava pelo seu nome.

"Ninguém pensava em mim. Nas casas de aposta em Londres o meu nome era o 46º (ri). Eu também não pensava em mim, isso nem me ocorria".

Ao ser questionado sobre o que mais sente falta da sua vida antes do papado, Francisco disse ter saudades de "sair às ruas".

"Disto sinto falta, da tranquilidade de caminhar pelas ruas. Ou ir a uma pizzaria e comer uma boa pizza (ri)".

Sobre Luiz Vasconcelos

0 comentários :

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.