Projeto Reconstruir: Premiação acontece nesta terça-feira (19/05)

Nesta terça-feira (19/05), o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) irá agraciar os parceiros do projeto “Reconstruir”, com o Prêmio de Responsabilidade Social do Poder Judiciário. A solenidade será realizada às 15h, no Plenário do Palácio da Justiça (Cambeba).

O projeto é resultado de parceria do TJCE, por meio das Varas de Execuções Penais da Comarca de Fortaleza, com o Sindicato das Construtoras do Ceará (Sinduscon) e 21 construtoras filiadas ao Sinduscon.

A iniciativa possibilita a contratação de apenados para trabalharem em canteiros de obras, abrindo a possibilidade de ingresso futuro no mercado de trabalho.

Conforme a presidente do Judiciário, desembargadora Iracema Vale, a premiação é um reconhecimento às instituições e parceiros do projeto. “A melhor forma de reinserir um apenado é propiciar emprego e possibilidade adequada dele contribuir para o sustento de sua família e para a sociedade”.

O “Reconstruir” é um dos projetos do programa “Um Novo tempo”, desenvolvidos pelo TJCE, que busca a ressocialização de presos. A iniciativa beneficia cumpridores de penas nos regime semiaberto e aberto ou em livramento condicional.

Encabeçado pelos juízes Luciana Teixeira de Souza e Cézar Belmino Barbosa Evangelista, titulares, respectivamente, da 2ª e 3ª Varas de Execução Penal da Capital, o projeto já emprega mais de 35 cumpridores de penas restritivas de liberdade que trabalham em canteiros de obras de 21 construtoras de Fortaleza.

“Nós queremos conscientizar o cidadão comum e a sociedade de que a ressocialização do apenado pode diminuir a violência urbana”, explica o juiz Cézar Belmino Barbosa Evangelista, da Vara de Execução Penal da Comarca de Fortaleza.

“Com o passar do tempo, os presos vão adquirindo experiências e podem passar de serventes a encanadores, ou seja, eles terão a oportunidade de crescerem profissionalmente”, explica o magistrado Cézar Belmino.

A solenidade de premiação será conduzida pela presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargadora Iracema Vale, e contará com as presenças do vice-presidente, desembargador Francisco de Assis Filgueira Mendes, e do corregedor geral, desembargador Francisco Lincoln Araújo e Silva.

Fonte: Assessoria do TJCE

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem