Aceji realiza congresso na cidade de Icó

A Associação Cearense de Jornalistas do Interior (Aceji) realiza, de 26 a 28 de junho, na cidade de Icó, no Centro-Sul do Ceará, o seu XV Congresso, que terá como tema "O Cenário da Assessoria de Imprensa no Ceará" e contará com a participação de estudantes de Comunicação, radialistas, blogueiros e jornalistas. Durante o evento, será realizada a eleição para a escolha dos novos dirigentes da entidade.

Demandas

A Comissão Central Organizadora do Congresso ainda está fechando a programação oficial, mas garante que tudo está sendo trabalhado para atender às demandas da categoria, ampliando seu horizonte de conhecimento. "Será um acontecimento esclarecedor e profissionalizante", afirma o presidente da Aceji, jornalista João Ferreira.

As palestras acontecem no Teatro da Ribeira dos Icós, a primeira casa de espetáculos construída no Ceará, por volta de 1860. Está localizada bem no Largo do Theberge, sítio histórico da cidade.

Para o dirigente, a profissionalização dos trabalhadores da área de comunicação tem sido um fator positivo. "As prefeituras estão contratando pessoas especializadas para suas assessorias de comunicação. Isso é muito bom, pois abre mais o mercado, cria novas oportunidades de emprego. Antigamente, o correspondente era atrelado às prefeituras e desempenhava esse papel. Hoje, ele é independente, não trabalha por diletantismo. Com isso, ganha toda a sociedade", afirma.

Mídias digitais

João Ferreira, que concorre à reeleição, destaca a abertura da instituição a partir da sua gestão em 2012. "Antigamente, a Aceji só recebia jornalistas e radialistas. Incorporamos o pessoal das mídias digitais, como os blogueiros, por exemplo. Os veículos de informação tradicionais são em número reduzido. As mídias digitais são uma grande opção para quem não tem acesso a esse mercado. Prova disso é que os blogs se transformaram numa febre no Interior", afirma. A programação será aberta com a instalação do Congresso, na próxima sexta-feira (26), às 20 horas, seguida de confraternização.

No dia seguinte, teremos palestras da jornalista, ex-prefeita de Fortaleza e deputada federal Luizianne Lins; do titular da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) Josbertini Virgínio Clementino e do assessor de Comunicação do Governo do Estado, Chagas Vieira.

Ética profissional

À tarde, serão discutidos vários temas, como ética profissional e democratização das verbas públicas oficiais, que será abordado pelo advogado Wedson Silva; e regulamentação da profissão de jornalista, pelo advogado César Venâncio. Domingo, acontecerá, a partir das 9 horas, sessão plenária para a eleição da nova diretoria.

(DN)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem