Lula teria feito lobby para Odebrecht no exterior, diz jornal


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria favorecido o grupo Odebrecht no exterior além da contratação para palestras, diferentemente do que o petista e a construtora têm alegado. Segundo o jornal O Globo, telegramas diplomáticos trocados entre chefes de postos brasileiros no exterior e o Ministério das Relações Exteriores, entre 2011 e 2014, indicam o favorecimento.

Os documentos apontam que Lula teria pedido para que o primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho, desse atenção aos interesses da companhia num processo de privatização. Em outra ocasião, o ex-presidente atuou na prospecção para aperfeiçoamento da matriz energética cubana relacionada a Mariel, onde a empreiteira construiu um porto com recursos do BNDES.

Por meio da assessoria de imprensa de seu instituto, Lula negou que tenha recebido de qualquer empresa para “dar consultoria, fazer lobby ou tráfico de influência”. A Odebrecht também negou ter usado serviços do ex-presidente para tentar obter contratos.

A relação de Lula com a empresa é alvo de um inquérito da Procuradoria da República do Distrito Federal. O ex-presidente é investigado por suspeita de tráfico de influência internacional.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem