Servidores públicos federais fazem marcha na Esplanada dos Ministérios

Integrantes de três centrais sindicais e de 23 sindicatos de servidores públicos fizeram uma marcha na manhã desta quarta-feira (22) por reajustes no salário. O Eixo Monumental foi fechado por cerca de 15 minutos na altura do Itamaraty durante marcha dos manifestantes em direção à Praça dos Três Poderes.

O protesto foi marcado na semana passada e até as 10h da manhã contou com 1,2 mil pessoas vindas de todo o Brasil, segundo a Polícia Militar – para os organizadores, eram 3 mil. A marcha foi convocada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) e a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB). Dentre as categorias, o movimento reuniu servidores de ensino superior, professores, funcionários do INSS e auditores fiscais.

Segundo o secretário-geral da Confederação dos Servidores Públicos Federais (Condsef), Sérgio Ronaldo da Silva, um dos objetivos da marcha é pedir a compensação da inflação no salário, que segundo ele acumula mais de 27,3% de perdas desde 2010. Os servidores também demandam reajustes anuais para impedir a desvalorização dos salários.

O Ministério do Planejamento, responsável por coordenar o orçamento do governo, informou que vem negociando com as categorias de servidores do Executivo. O governo oferece 21,3% de reajuste, parcelado em até quatro anos.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem