Campanha Nacional de Vacinação começa no sábado

A criançada cearense com até 5 anos incompletos será vacinadas contra a paralisia infantil e atualizará o cartão de vacinação no período de 15 a 31 de agosto. Isso, dentro da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação, que acontecerão simultaneamente em todo o País. O Ministério da Saúde estabeleceu a meta de cobertura de atingir 95% contra a pólio das 570.452 crianças na faixa etária de 6 meses a 5 anos incompletos, ou 541.925 crianças em todo o Ceará.

Na campanha de multivacinação, todas as crianças de 0 a 5 anos incompletos deverão ser lavadas a um posto de vacinação para que a caderneta de saúde da criança seja avaliada e o esquema vacinal atualizado de acordo com a situação encontrada. Sábado, 15 de agosto, será o dia de mobilização nacional das duas campanhas.

No Ceará, serão mobilizados 10 mil profissionais e mil veículos em todos os 184 municípios para garantir a vacinação das crianças em 2.390 postos fixos e mil postos volantes em todo o Estado. Na campanha de vacinação contra a paralisia infantil será utilizada a vacina oral poliomielite (VOP) de forma indiscriminada. A vacina inativada poliomielite (VIP) estará disponível para crianças que estiverem iniciando o esquema vacinal e aquelas que estiverem na época de receber a segunda dose.

Na campanha de multivacinação serão oferecidas as vacinas pentavalente, pneumocócica 10 valente, meningocócica conjugada C, tríplice viral, tetraviral, DTP, hepatite B e rotavírus. As vacinas protegem contra doenças como sarampo, rubéola, caxumba, catapora, difteria, tétano, coqueluche, meningite, entre outras.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem