Pedido no STF. Janot quer investigar contas de Lula e Dilma

O Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) autorização para investigar as contas das campanhas à Presidência da República de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006, e de Dilma Rousseff, relativas à disputa de 2010 e 2014, ambos pertencentes ao Partido dos Trabalhadores (PT). A solicitação, de acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, teria a ver com o depoimento do empresário Ricardo Pessoa, da UTC, após acertar delação premiada com a justiça.

Ricardo Pessoa, de acordo com fontes às quais o jornal diz ter tido acesso, relatou ter feito doações ao PT como parte do pagamento de propinas relacionadas à conquistas de obras na Petrobras pela sua empresa. Os pedidos esperam decisão do ministro Teori Zavascki.

Em nota encaminhada ao jornal, o PT reiterou que todas as doações que recebeu “foram realizadas estritamente dentro dos parâmetros legais e foram posteriormente declarados à Justiça Eleitoral”.

Janot foi duramente criticado pela oposição e pelo ministro Gilmar Mendes, semana passada, após ter determinado o arquivamento de investigação por suspeitas de irregularidades na campanha do ano passado da presidente Dilma Rousseff à reeleição. Este processo do TSE é distinto do que corre no STF.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem