Fortaleza lidera ranking de mortes violentas do País, diz estudo

Fortaleza lidera o ranking das capitais com maiores taxas de homicídios do Brasil. De acordo com a 9ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgada nesta quarta-feira (30), a capital cearense registrou um índice de 77,3 assassinatos a cada 100 mil habitantes.

Os números de Fortaleza são alarmantes. De acordo com o documento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a cidade tem uma taxa 100% maior do que a média de todas as outras capitais, que é de 33 homicídios a cada 100 mil habitantes, seguida por Maceió (69,5), São Luís (69,1), Natal (65,9) e João Pessoa (61,6).

Pelo levantamento, Fortaleza foi a capital que registrou em 2014 a maior quantidade de assassinatos em números absolutos: 1.989, o que significa uma média de quase seis mortes violentas por dia. Houve, em relação ao ano anterior, queda de 1%. Outra capital do Nordeste, Salvador, ficou com o segundo posto em números absolutos: 1.397 mortes, queda de 6,5% em comparação ao ano anterior e com taxa de 48,1 óbitos por 100 mil habitantes.

Números nacionais

A cada hora, quase duas pessoas morreram nas capitais brasileiras em 2014 vítimas de crimes violentos letais intencionais (homicídios dolosos, lesão corporal seguida de morte e latrocínio). Foram 15.932 mortes nas 27 capitais, o que equivale a 1,81 assassinato por hora, praticamente o mesmo número em comparação ao ano anterior, de 15.804 óbitos registrados por essas mesmas causas (variação de 0,8% no número de casos).

O Fórum apresenta pela primeira vez, em nove anos, dados analíticos sobre a crimes violentos em capitais brasileiras. O levantamento foi realizado a partir requisições às secretariais estaduais de Segurança Pública e/ou Defesa Social com base na Lei de Acesso à Informação (LAI) e também por meio de cruzamento de informações disponibilizadas pelas mesmas secretarias em seus respectivos websites.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem