Ministro do TCU se diz surpreso com ação para afastar relator

O Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas declarou estar surpreso com o pedido do governo do afastamento do ministro Augusto Nardes, relator das contas da presidente Dilma Rousseff, referentes ao ano de 2014. O pedido do governo federal foi feito a três dias do julgamento das contas da presidente, marcado para quarta-feira. Em visita ao Rio nesta segunda-feira para participar de um seminário da Fundação Getúlio Vargas, Dantas descartou que o pedido possa interferir no julgamento das contas por parte do tribunal.

— Não se conta com isso durante o processo — afirmou o ministro Dantas.

A estratégia de retirar Augusto Nardes da relatoria passou a ser a principal estratégia do governo para tentar adiar a decisão do TCU, que deve votar pela rejeição das contas. Neste domingo, os ministros da Advocacia Geral da União (AGU), Luis Inácio Adams, e da Justiça, José Eduardo Cardozo, anunciaram que iriam protocolar hoje o pedido para a saída de Nardes. Os argumentos são de que o relator já manifestou a intenção de votar pela rejeição das contas, e ainda de ser parcial em suas análises. Augusto Nardes negou as acusações, e afirmou que as suspeitas de irregularidades são discutidas “há muito tempo” e, neste período, o TCU já fez dois julgamentos a respeito, não sendo possível falar em antecipação de posição ou mesmo do voto. Caberá ao plenário do tribunal decidir a troca ou não do relator.

A oposição pretende usar o parecer para embasar o pedido de impeachment da presidente. Se o plenário não concordar com o governo e mantiver a relatoria, a AGU já anunciou que fará o mesmo pedido de suspensão na Justiça. A instância provável é o STF.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem