Morre Claudia Barroso, aos 83 anos, em Fortaleza

A cantora Cláudia Barroso morreu na manhã desta sexta-feira, aos 83 anos, em Fortaleza, vítima de complicações respiratórias, no Hospital da Unimed. Cláudia morava há anos estava radicada no Ceará, onde fixou residência em Messejana, mas mantinha sua agenda de shows pelo país.

A vocação artística foi despertada, ainda menina, quando começou a cantar nas festinhas da escola. Posteriormente, a família foi morar na cidade do Rio de Janeiro, no bairro do Méier. Diante da necessidade da família, a menina Amélia começou a trabalhar como babá. Depois, passou a trabalhar numa fábrica de estojos para joias.

Aos 15 anos, casou-se e teve um casal de filhos. Durante muitos anos, Amélia se dedicou inteiramente aos filhos e ao marido.

Em 1957, já separada e com os filhos mais crescidos, resolveu que era o momento de tentar a carreira artística. Incentivada por uma amiga, dirigiu-se ao programa de calouros de Ary Barroso. Foi gongada na primeira apresentação, não por desafinar, mas por errar a letra da música "Risque", de Ary Barroso. Tentou, em seguida o programa de calouros de Renato Murce, na rádio Nacional/RJ, sendo bem sucedida e permanecendo por várias semanas na disputa, até ganhar o prêmio final.

Dona de grande poder de comunicação e de voz privilegiada, voltada para o estilo romântico, Claudia Barroso imortalizou canções de sucesso como Fica comigo essa noite, de Adelino Moreira e Nelson Gonçalves e Não, eu não vou ter saudade, de Vaucaire e C. Dumont, com letra em português de Romeu Nunes. Estreou em LP com Cláudia Barroso, em 1967.

A consagração, porém, só veio em 1971, quando lançou pela gravadora Continental o LP Cláudia Barroso. O disco trazia três composições próprias que fizeram sucesso[1] : Quem mandou você errar, A vida é mesmo assim e Quando você errar.

Ainda nos anos 70 teve um romance com o cantor Waldick Soriano[2] . Também nessa época foi jurada do programa Silvio Santos, ainda na TV Globo, e mais tarde do programa comandado por Chacrinha[2] .




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem