Sete padres do CE poderão perdoar pecados reservados ao Vaticano

O padre joão Batista Moreira, da Diocese de Iguatu, foi um dos nomeados.
Sete padres cearenses foram nomeados pela Santa Sé como Missionários da Misericórdia, um serviço instituído pelo Papa Francisco para o Ano da Misericórdia de 2016, que terá início dia 8 de dezembro.
São agora Missionários da Misericórdia, os padres João Batista Moreira Gonçalves da Diocese de Iguatu, Rafhael Silva Maciel, o Monsenhor Acúrcio de Oliveira Barros, da Diocese do Crato e os sacerdotes Antonio Furtado, padre Almeida Neto, padre Denys Lima e padre Livandro Monteiro, da Comunidade Shalom, de Fortaleza. Em todo o mundo, serão mil sacerdotes.

Com a nomeação, os sacerdotes serão “sinal vivo de como o Pai acolhe todos os que procuram o seu perdão”. Além de "pregadores da Misericórdia", os padres poderão absolver pecados designados apenas à Santa Sé no período da quaresma e em dias específicos que o bispo local designar.

Entre os chamados crimes canônicos estão a profanação à Santíssima Eucaristia (por exemplo, roubar a hóstia consagrada para ritos satânicos), a quebra do sigilo de confissão por um padre ou as absolvição de um cúmplice no sexto mandamento (por exemplo, se um padre possui uma amante e a absolve do pecado em caso de aborto), bem como agressão física ao Papa. Também podem se perdoados um bispo que ordenar outro bispo sem autorização da Santa Sé.

Todos esses casos são passíveis de excomunhão latente e somente a Santa Sé pode absolver. De acordo com a Igreja Católica, normalmente, os sacerdotes que se deparam com um desses pecados na confissão escrevem para o Supremo Tribunal da Penitenciaria Apostólica (um dos três tribunais da Cúria Romana) e aguardam a fórmula de absolvição dos pecados e a penitência que deverá ser cumprida. No caso dos missionários da misericórdia, a absolvição será logo após o pecado confessado.

Misericordiae Vultus

O objetivo do Papa Francisco, expresso na bula Misericordiae Vultus, que proclama o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, é que todas as pessoas tenham acesso ao perdão de Deus durante o Ano da Misericórdia. O ano santo será aberto no dia 8 de dezembro de 2015, solenidade da Imaculada Conceição. O Ano Jubilar terminará na solenidade litúrgica de Jesus Cristo, Rei do Universo, em 20 de novembro de 2016.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem