Moradores reivindicam transferência de água do Açude Orós para Lima Campos


Produtores rurais e moradores do entorno da bacia do Açude Lima Campos, no município de Icó, reivindicam a transferência de água do açude Orós para reabastecer o reservatório que se encontra com apenas 28% da sua capacidade.

A escassez dos recursos hídricos tem afetado a produção agrícola. Um dos moradores da localidade de Pedregulho, chegou a arrombar uma parede auxiliar do reservatório para assegurar a irrigação de um plantio de arroz.

O açude Lima Campos é um reservatório público, construído em 1932, e tem a capacidade de acumular 66 milhões de metros cúbicos de água. Além de abastecer a região, atende desde o início deste ano centenas de caminhões pipa que retiram diariamente água para socorrer milhares de famílias nos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte.

A situação crítica de escassez de chuvas não preocupa somente os moradores do município de Icó. Em Orós, a população também está preocupada com a possibilidade haver um esvaziamento do açude Orós em abril de 2016, caso não ocorra a recarga do açude Castanhão, reservatório responsável pelo abastecimento da cidade de Fortaleza.


1 Comentários

  1. Morradores também tem que reivindicar que transposição do rio São Francisco passe pelo açude orós o governo não ta nem ai, só saber tira do açude mais colocar um pouco eles não sabem.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem