OPINIÃO - Bom dia Arialdo Pinho!


Ontem tive que me recolher cedo ao sagrado lar! Os ventos do Aracati, tão famosos por estas bandas do Ceará, trouxe-nos de presente, uma boa chuva!

Que maravilha! Aleluia!

Isso mesmo, às lágrimas de nosso povo diante da seca que grassa no semiárido dos Icós, foi trocada por um sorriso, pois, enfim, as “Bocas de Jacarés” que enfeitam as cumieiras dos nossos casarões com suas telhas pesadas e imponentes, desceram águas molhando nossas calçadas, um verdadeiro presente de Deus!

Mas estamos chegando ao final de 2015!

No jargão político, os discursos eloquentes e eufóricos, cedem lugar agora à calmaria e mesas de confraternizações – almoços e jantares! Os amigos se abraçam, os filhos brincam, os idosos cantam nas calçadas à velha canção de Niná pra chegar o sono, enquanto às mulheres louvam em nome de toda a família, ao mestre Jesus de Nazaré, por mais dádivas de vida em 2016.

Como definia Raquel de Queiroz, nossa bela escritora que já fechou seu caderno de histórias e partiu, “a sorte de nosso povo é a fé”!

Mas já é Natal! E quem têm amigos, tem tudo, já filosofava meu velho pai Aristóteles Costa, quando questionava a não se encostar àqueles que se autoexilam como solitários, desalmados, e poucos afeitos a gestos que podem ser simbólicos, mas de pura grandeza! E em Natal e Ano Novo, não custa nada lembrar em redundância, que amizade é tudo, por isso nesta cartinha de vários temas, vale o preâmbulo neste desejo!

Pois bem, mas somos um ser político! E de volta ao metiê político, que movimenta ainda as principais notícias de jornais impressos e blogs diversos neste sábado, 19 de dezembro de 2015, toma o Ceará como surpresa, quando anuncia que na última sexta-feira, o Secretário de Turismo do Estado, Arialdo Pinho, de forma graciosa e inconsequente - usando à redes sociais, resolveu em carreira solo, agredir moralmente o Deputado Federal Domingos Neto, presidente e líder do partido PMB – Partido da Mulher Brasileira, na câmara federal, acusando-lhe de emprestar apoio ao famigerado Eduardo Cunha, quando se sabe público e notório, que tal afirmativa, jamais ousou acontecer!

O rabisco, sem eira e nem beira, do Arialdo em questão, gerou reboliço na multidão de amigos, correligionários e pessoas simples do povo em todos os rincões cearenses, que conhecem a postura de Domingos Neto, jovem parlamentar federal, já em segundo mandato, nos honrando com sua perseverança num mundo mais justo e humanizado, igualmente, com talento, inteligência e posições firmes; enquanto do outro lado, o secretário amargurado em seu ostracismo político, sem votos e sem amigos, deve passar o Natal e o Ano Novo refletindo, mil vezes, antes de falar daqueles que tem postura ética pra se defender.

Mas, aqui pra nós, quem induziu os caminhos dum secretário de estado, ao chamar pra briga, um deputado federal aliado de todas às horas do governo do estado e federal, afinado com as bases locais, e, onde pauta seu mandato em grandes temas em defesa da nação, com raízes profundas fincadas num ambiente político familiar de gente que tem firmeza e retidão de caráter, de forma tão amolecada e deselegante?

Como conversa de três vira comício, vamos esperar sem ansiedade, a verdade, somente ela!

No passado não muito longe, o mesmo Arialdo Pinho, mesmo “sem gás” à época, criou uma crise com a então prefeita Luizianne Lins, que por via de consequência, quase fez o projeto dos irmãos Ferreira Gomes definhar, tanto à prefeitura de Fortaleza, e, também, ao governo do estado do Ceará, quando venceram àqueles pleitos contando, angustiados, cada voto das urnas finais que chegavam aos cartórios eleitorais - dos sertões à capital.

Mas o Arialdo Pinho segue “imexível”, mesmo criando atritos nas bases, gerando desconfiança de todos nos bastidores do poder estadual, e, agora, talvez, pensou que Domingos Neto iria apenas responder, como um dia o fez a Luizianne Lins, quando levemente o chamou de “moleque”. Somente!

Com os Inhamuns, enfim, Arialdo, tuas contas não fecharás como matemática exata dentro de sua ganância já tão massificada entre ouvidos nos corredores do poder, pois, a arte de fazer política, construindo e realizando os sonhos da coletividade, também se faz com elegância moral e decência, atributos poucos conhecidos de sua personalidade.

Mas quem é Arialdo Pinho, afinal?

Poucos o conhecem ou jamais viu pessoalmente tal pessoa em todo o Ceará, apenas sabem de sua existência através das colunas sociais; pelas páginas políticas que anunciam sua estupidez e arrogância para com todos, e\ou, nas páginas policiais e de sites do Ministério Público, que já o denunciou em várias Ações de Improbidades Administrativas (ACP’s), que passeiam em graves irregulares e desvios de conduta’s, a frente de secretarias estaduais, bem como, da obscura negociata com Luis Antonio Ribeiro Valadares de Sousa, conhecido como “Zé do Gás”, que por sinal é seu genro, sócio da Promus Promotora de Crédito e Cobranças Extrajudiciais Ltda, empresa que detinha a exclusividade da operação de créditos consignados no Governo, onde gerava grandes rendas a dupla! E como gerava!

Zé do Gás, genro do Pinho, apresentava-se dono de 99% do capital social da empresa CCI - Consultoria em Convergência da Informação, acionista majoritária da Promus, segundo certidão da Junta Comercial do Ceará, na grave “marmota dos consignados”, que foi denunciada pelo valente deputado Heitor Férrer, de Lavras da Mangabeira, e, filho das terras da brava Federalina Augusto.

À época, depois do grave escândalo nacional, “sem gás” e sem coragem que se diz ter quando insulta as pessoas, Arialdo Pinho calou-se publicamente, enquanto muito valente nos bastidores, mandava recados em forma de ameaças a quem ousasse falar no assunto ou questioná-lo de sua pureza e santidade. Nascia o santo Arialdo Pinho! Chega a ser hilário!

Sem votos e liderança, e, com personalidade voltada ao ódio e bruteza, Arialdo Pinho segue como Secretário de Estado, mesmo sem até os dias atuais, prestar contas aos cearenses de qualquer resultado positivo e bom pra coletividade, que (este senhor) tenha gerado e praticado.

Chega a ser ululante sua opaca liderança e sua suposta força política!

Finalmente, Governador Camilo Santana, abra os olhos, pois quem avisa amigo é: “o lobo pode perder os dentes, porém, sua natureza jamais”.

(Por Fabrício Moreira da Costa, advogado e contista).


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem