Chuvas renovam as esperanças no sertão do Ceará

Barragem no leito do Rio Jaguaribe transbordou em Arneiroz.
Chuvas intensas voltaram ao Ceará depois de sete meses sem registro de pluviometria elevada. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou precipitações em 85 municípios. As cinco maiores foram em Icó (130mm); Tauá (105mm); Crateús (95mm); Arneiroz (95mm) e Quiterianópolis (95mm). Os índices pluviométricos mais elevados concentraram-se nos Inhamuns e Centro-Sul.

Desde maio de 2014 que não havia chuvas tão intensas como as que ocorreram ontem. De acordo com a Funceme foram provocadas por atuação conjunta de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) com uma depressão tropical que se formou no litoral da Bahia. Para hoje há previsão de ocorrência de chuvas isoladas em todas as regiões do Estado.

Em Arneiroz, na região Centro-Sul do Estado, uma barragem no leito do Rio Jaguaribe transbordou, levando alegria para os moradores e renovando a esperança do sertanejo em um bom inverno. Centenas de pessoas visitaram ontem a barragem de pedra para ver o espetáculo das primeiras águas de chuva transbordando.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatu, Evanilson Saraiva, disse estar confiante em boas chuvas para os próximos meses. "As experiências dos mais idosos mostram que teremos um bom inverno e quando chove na noite de Natal (24 de dezembro) e no Dia de Reis (6 de janeiro) é um bom sinal. Deus não vai negar chuva para nós, neste ano, que estamos precisando muito", afirmou.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem