Festa do Senhor do Bonfim atrai milhares de católicos em Icó


Vestida predominantemente de branco, uma multidão de devotos do Senhor do Bonfim seguiu a tradição pelas ruas largas e históricas da cidade de Icó, no Centro-Sul do Ceará, no final da tarde desta sexta-feira, dia 1º. Os católicos caminharam por quase duas horas ao lado do andor com a imagem de Jesus Crucificado. 

Mais de 30 mil fiéis  participaram da procissão que é uma das mais antigas do Ceará. A festa em louvor ao Senhor do Bonfim é considerada uma das maiores e mais antigas do Estado. Já são 266 anos de devoção e fé. A procissão atrai católicos da cidade, de outros municípios do Ceará e de Estados vizinhos.

A festa em louvor ao santo começou no último dia 22. No fim da tarde, após a saída da imagem do Senhor do Bonfim do santuário, movidos pela fé, os devotos entoaram cânticos, orações, gritaram viva e aplaudiram intensamente Jesus: "Viva Senhor do Bonfim!"

A caminhada segue uma tradição: na frente do cortejo religioso, os Irmãos do Santíssimo Sacramento, a Banda de Música do Município. Logo em seguida, o andor com a imagem de Jesus Cristo Crucificado. Nas janelas dos casarões históricos, toalhas brancas, flores e imagens do Senhor do Bonfim são dispostos para saudar Jesus morto na cruz. Quando a imagem se aproxima da igreja, ocorre a tão esperada queima de fogos. Neste ano, durou cerca de cinco minutos. O barulho é ensurdecedor.

No dia 6, é festejada a subida da imagem do Senhor do Bonfim ao altar principal. Mais um rito religioso marcado por queima de fogos. De 2 a 6 de janeiro, o santuário permanece aberto e recebe visitas de centenas de devotos que fazem preces, agradecimentos e tocam na imagem, exposta no centro da igreja.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem