Prefeitura de Iguatu lança Plano de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti



O prefeito Aderilo Alcântara e a secretária municipal da Saúde, Vanderlúcia Lobo, lançaram nesta terça-feira (02/01) no auditório do Hospital Regional de Iguatu, às 19h, o Plano Municipal de Enfrentamento ao Mosquito Aedes Aegypti. O objetivo é envolver toda a sociedade iguatuense no combate ao mosquito transmissor do vírus da Dengue, Zika e da febre Chikungunya. 

"É preciso que cada morador nos ajude nessa batalha de combate a esse mosquito que nos últimos meses se revelou muito mais perigoso do que se imaginava, com as centenas de casos de microcefalia surgidas no país", disse o prefeito Aderilo Alcântara. "Se uma rua inteira faz corretamente a prevenção, mas um vizinho não faz a sua parte, aquele trabalho é todo perdido", completou.

A secretária da Saúde, Vanderlúcia Lobo alertou para o risco da proliferação dos focos do mosquito no município, e pediu a colaboração da população iguatuense. "Está comprovado que 80% dos focos de proliferação do mosquito estão dentro das casas, e se cada pessoa se conscientizar e fizer a sua parte, com certeza iremos eliminar esse mal que atinge todos nós", disse. 

O trabalho que envolverá a ação de outras secretárias, como a Educação, Assistência Social e Defesa Civil, vai ser coordenado por um comitê formado por dez instituições do município, que organizará e conduzirá as ações de enfrentamento do agravo, através do reforço dos mutirões intersetoriais, ações que acontecem todos os fins de semana em diferentes locais da cidade, reunindo agentes de endemias - que fazem a visitação casa à casa, prevenindo e combatendo possíveis focos do mosquito da dengue -, e funcionários da Secretaria Executiva, que realizam ações de limpeza e capina.

A solenidade ainda contou com a presença do coordenador da 18ª CRES de Iguatu, Ivan Bezerra, a secretária adjunta da Saúde, Ana Laura Teixeira, vereadores, secretários municipais, coordenadores da secretaria municipal da saúde e outras autoridades.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem