Jornada Integração chega às cidades da região Centro Sul nesta quarta (4)


Buscando detectar os potenciais econômicos e mapear as principais fragilidades de 107 municípios cearenses, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL) segue com a primeira edição da Jornada Integração, uma agenda de encontros pelo Interior do estado. O projeto pioneiro e arrojado tem o objetivo de aproximar as 81 CDLs, os 26 Núcleos e os 19.786 associados em reuniões mensais com a presença de lideranças políticas e empresariais, representantes de instituições financeiras e diversas entidades, oportunizando um amplo debate sobre as demandas de cada região.

De acordo com o idealizador do modelo e presidente da Federação, Francisco Freitas Cordeiro, a ideia é levar uma equipe de lojistas para discutir formas de aperfeiçoar o comércio local, além de gerar relatórios sobre a realidade econômica desses municípios. “Nós vamos colher essas informações e, a partir desse esforço, elaborar um documento que será encaminhado ao Governo do Estado e demais órgãos competentes, para conduzir na elaboração de soluções”.

Região Centro-Sul

A Jornada Integração desembarca na próxima quarta-feira, dia 04 de maio, no município de Mombaça. De lá, o grupo liderado pelo presidente Freitas Cordeiro segue para Piquet Carneiro, Acopiara, Jucás, Várzea Alegre, Cedro, Icó, Orós e Iguatu – reunião da Base.

Para o diretor distrital Bento de Souza, a realização do evento no município de Iguatu vem para estreitar ainda mais a relação entre o poder público e o movimento lojista na região. “Estamos ansiosos para debater os anseios da economia local e temos certeza que aqui, como em outros municípios que já sediaram a Jornada, os resultados positivos dessa parceria serão colhidos muito em breve”, avalia.

Outra contribuição da Jornada Integração para o público lojista será a explanação do presidente Freitas Cordeiro sobre o projeto Caminhos do Sol, que consiste na viabilização de plantas de microgeração de energia para o segmento. “No Icó é grande a expectativa para ouvir novas ideias e sugestões que a Federação tem para nos passar e munir nossas empresas para juntos vencermos períodos delicados impostos pela fragilidade da economia do país”, explica o diretor distrital Gecione Pereira Martins.

Mapa da Jornada

De maio a novembro, a equipe da Federação, acompanhada por uma consultoria da Faculdade CDL, responsável pelo embasamento acadêmico do relatório final, passará pelas regiões do Cariri, Sertão-Oeste, Sertão Central, Inhamuns, Ibiapaba e, a última, a Metropolitana, formada por 14 cidades. 

O encerramento do projeto, previsto para os dias 18 e 19 de novembro, acontece no Encontro de Líderes, que terá como sede a Federação das CDLs do Ceará.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem