Obama faz visita histórica a Hiroshima e pede um mundo sem armas nucleares

A visita foi histórica, a emoção palpável: Barack Obama visitou nesta sexta-feira Hiroshima, cidade japonesa destruída por uma bomba atômica americana, onde pediu um mundo sem armas nucleares.

Em um discurso carregado de emoção pronunciado em um silêncio impressionante, o presidente dos Estados Unidos falou da dor nascida no dia 6 de agosto de 1945, quando foi lançada às 8h15 a primeira bomba atômica da história, seguida, três dias depois, pela que atingiu Nagasaki.

"Há 71 anos, a morte caiu do céu", disse Obama, com o rosto sério, após ter depositado uma coroa de flores no Parque Memorial da Paz.

"Viemos aqui refletir sobre essa terrível força que foi desencadeada em um passado não tão distante", declarou.

"Descansem em paz, não repetiremos esta tragédia", diz o monumento sóbrio que contém dezenas de volumes onde estão registrados os nomes das vítimas da bomba nuclear americana, que levou à rendição japonesa e ao fim da Segunda Guerra Mundial.

"Temos a responsabilidade de olhar a história nos olhos", insistiu Obama que, depois de seu discurso, apertou durante um longo tempo a mão de um sobrevivente do fogo nuclear.

Sunao Tsuboi, de 91 anos, havia explicado antes da cerimônia que, se tivesse a oportunidade de falar com o presidente, manifestaria em primeiro lugar sua "gratidão" pela visita. "Não tenho nenhuma intenção de pedir-lhe para que se desculpe", declarou o senhor, um ativista antinuclear de longa data.
'O mundo mudou por nós'

Primeiro presidente em exercício dos Estados Unidos a visitar este local, visitado anualmente por mais de um milhão de pessoas, Obama também apresentou a sua visão de um mundo melhor.

Nascido 16 anos após o uso desta "bomba cruel", nas palavras do imperador Hirohito, Obama pediu, como fez logo após a sua chegada ao poder, por um mundo sem armas nucleares, embora tenha reconhecido que isso "provavelmente não acontecerá em sua vida".

"O mundo mudou para sempre aqui. Mas hoje, as crianças desta cidade vivem em paz", declarou Obama sob a luz magnífica do sol poente.

De pé ao lado de Obama, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, destacou a "coragem" do presidente dos Estados Unidos, citando "um novo capítulo na história da reconciliação entre o Japão e os Estados Unidos".

Pouco antes de iniciar a sua visita, Obama visitou a base militar americana de Iwakuni, nas proximidades.

"Nós nunca podemos esquecer de prestar homenagem a todos aqueles que deram tudo por nossa liberdade", disse ele, ansioso para enviar uma mensagem ao exército americano, num momento em que revive memórias de uma guerra feroz de quatro anos.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem