Operação Janus da PF mira parente e pessoas ligadas a Lula

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (20) a operação "Janus", que investiga a prática de tráfico de influência envolvendo pessoas ligadas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com informações daFolha de S. Paulo.

A PF cumpre dois mandados de condução coercitiva e quatro de busca e apreensão nas cidades de São Paulo e Santos (SP).

De acordo com a Folha de S. Paulo, alguns dos alvos são os empreendimentos do sobrinho de Lula, Taiguara Rodrigues dos Santos. Ele é filho do irmão da primeira mulher do ex-presidente. 

A Janus investiga se contratos da Odebrecht com uma empresa do ramo de construção civil em nome de parentes de um ex-agente público foram utilizados para o pagamento de vantagens indevidas. 

A investigação foi iniciada com o envio para a PF de um Procedimento Criminal do Ministério Público Federal. O documento pretendia abrir o processo para saber se a empreiteira teria, entre os anos de 2011 e 2014, pagado propina em troca de facilidades por empréstimos do BNDES. 

A Operação visa descobrir a razão de a Odebrecht ter firmado contratos com uma empresa de construção civil de pequeno porte em Santos para obras na Angola. Pela investigação, a empresa recebeu pela reforma da hidrelétrica Cambambe um valor de US$ 464 milhões financiados pelo BNDES.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem