WhatsApp faz 100 milhões de ligações por dia em todo o mundo


O WhatsApp já realiza 100 milhões de ligações de voz por dia em todo o mundo, anunciou o aplicativo de mensagem na quinta-feira (23).

Isso quer dizer que 1,1 mil chamadas de voz sobre IP (VoIP) são feitas a cada segundo pelo WhatsApp. A função foi liberada há pouco mais de um ano. Chegou aos smartphones Android no fim de março de 2015 e aos iPhones, no fim de abril daquele ano.

No Brasil, as operadoras de telefonia ameaçaram reclamar à Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel) sobre o serviço do app de bate-papo. Elas argumentavam que o WhatsApp usava apenas o número de celular para realizar as chamadas, diferentemente de outros serviços, como o Skype, da Microsoft, que exige um cadastro próprio.

Como o número de celular é outorgado pela Anatel, que cobra tributos das empresas de telefonia sobre cada linha autorizada, as companhias argumentavam que a prática é anticompetitiva.

Entre os encargos não recolhidos pelo WhatsApp está o Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel). De acordo com a consultoria especializada Teleco, as operadoras pagam R$ 26 para a ativar cada linha móvel e R$ 13 anuais de taxa de funcionamento.

Além da questão econômico-financeira, as operadoras estão sujeitas a multas e às obrigações de fiscalização.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem