Crise hídrica: Agenor Neto defende ações emergenciais para os produtores da bacia do açude Orós


O deputado estadual Agenor Neto (PMDB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa, durante a sessão plenária desta quinta-feira (17/11), para destacar o protesto de produtores rurais do município de Orós, para denunciar o esvaziamento do açude que abastece a região.

O parlamentar lembrou que sempre tem defendido a realização de campanhas educativas para orientar a população sobre o uso consciente da água, no entanto até agora nada foi feito. "Lembro aqui que essa luta não é de uma região, é de todos os estados do Nordeste", disse.

De acordo com o deputado, essa problemática ocorre há mais de cinco anos sem que ocorra uma ação que verdadeiramente amenize a situação. Ele defendeu uma atenção imediata por parte do Governo aos pequenos produtores rurais, e lembrou que grande parte deles contraiu empréstimos em bancos e agora não consegue produzir pela falta da água. "Precisamos acolher esses pescadores e agricultores de todo o Estado. Como eles vão pagar as parcelas do empréstimo?", questionou.

Agenor Neto acrescentou que, a cada 24 horas, o açude Orós diminui o seu nível em quatro centímetros, atingindo fortemente a economia dos municípios da região. "Orós tinha uma renda média de R$ 3,5 milhões por mês com pequenos produtores, e esse valor caiu para cerca de R$ 500 mil", lamentou.

O parlamentar manifestou também sua preocupação com a paralisação das obras na transposição do rio São Francisco, e destacou o trabalho da comissão especial da Assembleia Legislativa, que acompanha o andamento dessas obras. "Sexta teremos reunião com deputados federais, senadores, e representantes do Dnocs. Sabemos que essas águas não chegarão a tempo em virtude da questão da Lava Jato, então apelamos ao Governo Federal que entregue ao exército a execução da obra”, sugeriu.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem