Falta material para realizar teste do Pezinho no Ceará

As mães de recém-nascidos do Ceará que necessitam realizar o teste do Pezinho, poucos dias após o nascimento, estão encontrando dificuldades para fazer o exame. Na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac), os médicos denunciam a falta de papel de filtro para realização do procedimento há um mês. No Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), o teste não é realizado desde julho último.

O exame oferecido pela rede pública de saúde detecta o hipotireoidismo congênito e a fenilcetonúria. Alguns estados estão habilitados a constatar também as hemoglobinopatias (como anemia falciforme) e outros ainda diagnosticam a fibrose cística.

Por meio de nota, o Lacen explicou que houve uma dificuldade orçamentária com dois fornecedores de insumos para a realização dos testes do pezinho, e afirmou que a situação deverá ser normalizada num prazo de 10 dias.

A Maternidade-Escola confirmou que há 15 dias está impossibilitada de coletar o material para a realização do exame por não dispor dos insumos, que são repassados pelo Governo do Estado.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem